Finanças: como se organizar antes, durante e depois da viagem

Quando falamos sobre finanças e viagens, existem três pessoas: as que não viajam porque pensam que isso é sinônimo de gastar muito, as que pensam que poderiam investir um pouco…

19 de fevereiro de 2022

Tempo de leitura: 6 min

Um novo mundo de hotelaria, negócios e lazer em Petrolina

Tudo em um só lugar. Cada dia mais completo para você!

Abaixo os links do Hotel Novo Centro:

Finanças: como se organizar antes, durante e depois da viagem

Quando falamos sobre finanças e viagens, existem três pessoas: as que não viajam porque pensam que isso é sinônimo de gastar muito, as que pensam que poderiam investir um pouco mais quando viajam e um terceiro caso, que são as que acham que poderiam gastar um pouco menos ao conhecer novos lugares.

Finanças antes, durante, e depois da viagem

A verdade é que organizar as finanças de uma viagem não é uma tarefa fácil para nenhum desses três casos.

Por isso, o post dessa semana é sobre planejamento financeiro antes, durante e depois das tão esperadas viagens de férias 🥳.

Uma viagem tranquila começa bem antes de comprar a passagem. Ela deve começar assim que você idealiza o próximo destino. Prontos?

Pesquise tudo sobre o lugar

finanças antes durante e depois de viajar

Começar a ir atrás de tudo sobre o próximo destino já é um começo e tanto. Fazer isso irá te ajudar na hora de procurar as promoções de passagens e hospedagem, buscar informações sobre os custos médios da cidade, guia e localização de hotéis, atrações famosas e quais passeios fazer.

Essa parte da tarefa é uma delícia. Adooooooro fazer isso 🙂

Eu vou te dizer que, ao chegar lá, sua rota pode mudar (a minha muda sempre). Alguns motivos para que isso aconteça é o clima ou indicações de novas rotas a serem feitas.

Mas, no geral, uma lista básica do que fazer antes de comprar as passagens vai te ajudar demais a controlar as finanças.

Defina os dias e a época do ano

wooden board empty table front blue sea sky background perspective wood floor sea sky can be used display montage your products beach summer concepts

Saber se a data escolhida casa com a alta temporada impacta diretamente nas finanças. Por isso, após todas aquelas informações devidamente anotadas, é hora de definir em qual época do ano você irá e quantos dias passará na região, combinado?

E você pode se perguntar: o que a época do ano tem a ver com finanças, Taís?

Porque se você ama praia e sol, embarcar em uma época em que estará chovendo na cidade, não é uma boa ideia, não é? Ou então, se o seu sonho é conhecer a neve, não adianta viajar durante o verão do destino escolhido.

Já o número de dias é relevante pois é baseado nele que você montará o seu roteiro de passeios. Se vai com mais tempo, poderá escolher passeios mais longos e incluir várias atrações, além de dividir as férias em mais de uma cidade.

Isso sem falar que com essa informação, você irá programar os custos com hospedagem e alimentação.

Organizando as finanças antes da viagem

planejamento financeiro em viagens

Neste momento, estabeleça qual o valor do orçamento total que você terá disponível para a viagem. Insira as passagens aéreas e os custos com hospedagem.

Aqui você vai encontrar as melhores promoções na hora de escolher suas passagens durante todo o ano. Para encontrar a melhor opção de estadia, recomendo o Booking (colocar meu link de afiliada).

Em seguida, analise suas anotações sobre roteiros e passeios – com os valores base -, e considere: “posso inserir outros?” “Terei que tirar algum?” “Consigo manter todo esse roteiro?”

É preciso conciliar o que você tem para gastar com os custos da viagem.

Anote tudo para que você não gaste mais do que pretendia e também para evitar que não falte dinheiro durante os passeios. Planejar as finanças durante o ano é primordial para saber quanto deverá guardar por mês para que a viagem seja tranquila e sem aperreios.

Por exemplo, se você planeja gastar quinze mil reais durante sua viagem, e esta irá acontecer dentro de um ano, é preciso reservar 1250 reais todos os meses. Você ainda poderá investir essa reserva mensal e atingir suas metas ainda mais cedo.

Em relação à alimentação, escolher os restaurantes que você irá fazer as principais refeições do dia previamente é uma ótima opção para já incluir esses custos no orçamento.

Escolha restaurantes que possuam vouchers de alimentação e já fique despreocupado com o almoço e a janta, antes mesmo de sair de casa.

Pontos e milhas

close up hand using credit card pay by sending credit card staff credit card swipe machine online payment

Alguns cartões de crédito possuem sistemas de fidelidade e acumulam pontos que podem ser trocados por milhas. Os pontos são conquistados ao abastecer nos postos de gasolina e em compras nas lojas parceiras.

Ou seja, se você faz muitas compras no cartão, pesquise qual o mais vantajoso e economize nas suas passagens de avião. Alguns postos de gasolina possuem programas próprios de milhas.

Outra opção para garantir milhas é se cadastrar no programa de pontos das próprias companhias aéreas e acumulá-las viajando! Me diz se não é uma maravilha poder viajar de avião sem pagar nada a mais por isso?

Quer saber como acumumular mais rápido? Clique aqui

Organizando as finanças durante a viagem

cropped shot beautiful african american woman with happy look holds modern cell phone credit card makes shopping online

Ao começar o dia, o primeiro custo da viagem é com o café da manhã. Opte por ficar em hotéis que tenham esse serviço incluso, o que é muito vantajoso principalmente se a viagem tiver muitos dias.

No caso de ficar hospedado no AirBnb, escolha fazer as compras para o café da manhã em supermercados e prepare a sua refeição, caso queira economizar.

O mesmo se aplica aos lanches durante o dia. Para os que quiserem economizar nesse momento, troque as lojas de conveniência também pelos supermercados.

Mas nem só de alimentação e passeios se faz uma viagem, né? Portanto, leve sempre um dinheiro extra para emergências, de preferência em espécie. Mesmo com seguro saúde e tudo planejado, imprevistos acontecem.

Gastos com presentes, guloseimas e souvenirs, além de roupas e sapatos (no caso de viagens para o exterior) também devem fazer parte do planejamento. Imponha limites para as compras por lá e não caia no descontrole financeiro.

Aqui você pode manejar esse dinheiro. Não comprou muito de uma dessas coisas? Tudo bem gastar com outra. O importante aqui é não utilizar um dinheiro que você não tem para esse tipo de compra.

Para evitar isso, sugiro que use um app financeiro para viagens! Eu uso sempre!

O meu preferido é o Tripcoin. Nele você consegue colocar seu limite de gastos diários e/ou total da viagem, assim como dividir as despesas por categorias e formas de pagamento.

Além disso, cuidado com as taxas na hora de comprar no exterior com cartão de crédito. Procure se informar sobre os custos ao usar o seu cartão fora do país e entenda qual a melhor forma de usá-lo.

Voltou para casa? Reveja tudo.

product package boxes shopping bag cart with laptop online shopping delivery concept

Aproveitou uma viagem top? Coloque todas as fotos na nuvem e faça um review do hotel onde ficou hospedado – isso contribui com o Booking e também com outros turistas -. No máximo até dois dias depois da viagem, coloque todo o planejamento na ponta do lápis e entenda o que deu certo e o que não deu.

Verifique se ficou tudo dentro do orçamento, se aconteceu gastos não previstos, se gastou demais, se sobrou dinheiro…tudo!

Isso vai ser muito importante para te dar um norte nas próximas.

Cheque também o extrato do cartão de crédito para se certificar que não houve nenhuma cobrança indevida. Guarde todas as notas fiscais por até dois anos e também as garantias e manuais de eletrônicos, caso tenha adquirido.

Diz se não é fácil viajar sem se enrolar nas finanças? É tudo uma questão de planejamento e controle.

Agora que tu já sabes como planejar as finanças para a próxima viagem, escolha o destino e comece a organização.
Seu próximo destino é o Vale do São Francisco? Clique aqui e veja alguns motivos para conhecer Petrolina, minha cidade do coração. E ainda separei alguns passeios para serem feitos por aqui.

Ah, e conte comigo para te ajudar com a programação da sua viagem e tudo sair conforme o seu orçamento. Clique no botão abaixo e fale diretamente comigo.

Eu tenho certeza que com essas orientações você vai viajar com mais tranquilidade. Boa viagem!

finanças finanças finanças

Sobre a Autora

TAIS FARIAS
Turismóloga, empresária, criadora do blog De Petrolina para o Mundo e diretora da DPM Turismo.

Posts Relacionados

Newsletter

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *