As 4 principais classes do avião: quando cada uma vale a pena?

Índice Classes do avião: econômica, econômica premium, primeira classe e executiva. Você conhece a diferença entre elas e quando cada uma vale a pena?Malas prontas? Simbora!Classe EconômicaO que está incluso?Quais…
classe no avião

10 de fevereiro de 2022

Tempo de leitura: 10 min

Um novo mundo de hotelaria, negócios e lazer em Petrolina

Tudo em um só lugar. Cada dia mais completo para você!

Abaixo os links do Hotel Novo Centro:

As 4 principais classes do avião: quando cada uma vale a pena?

Classes do avião: econômica, econômica premium, primeira classe e executiva. Você conhece a diferença entre elas e quando cada uma vale a pena?

classes do avião: saiba qual escolher

Vai andar de avião pela primeira vez ou sempre anda na mesma e não sabe quais as vantagens e desvantagens das outras? Será que vale a pena pagar um pouco mais? Será que não precisa investir se a viagem for curta?

É nesse momento que você fala: “eita, Taís, são muitas perguntas e eu tô perdidinho”.

Calma! Neste post você vai conferir tudo que cada uma das classes do avião oferece e ainda receber umas dicas para escolher melhor a cabine.

viajar de avião: qual cabine escolher?

Malas prontas? Simbora!

A maioria das empresas aéreas possuem pelo menos duas classes de serviço em voos longos. A Classe Econômica ou Turística e a Classe Executiva ou Business Class. Somente algumas delas oferecem o serviço de Primeira Classe.

Classe Econômica

cabine klm 777 economica 41
Foto por Melhores Destinos | Econômica no avião da Boeing 777 KLM

Nessa classe, os assentos do avião possuem espaço limitado e a reclinação das poltronas é bem sutil.

A depender do avião e da empresa, as configurações dessas poltronas são: 2-4-2 | 3-3-3 | 3-4-3.

Isso significa que nem todos os assentos permitem visualizar a vista da janela ou ficar no corredor. Que é o que acontece quando você fica na poltrona do meio.

No caso da Copa Airlines e da Gol, elas possuem somente aeronaves com a configuração 3-3, tanto nos voos nacionais como internacionais. Já a Latam, faz uso de aviões com essas configurações somente dentro do país.

O que está incluso?

Nessa classe também é frequentemente oferecido fones de ouvido, monitores de entretenimento, entrada USB e tomada para carregar eletrônicos. Cobertores e travesseiros são comuns em voos noturnos e a internet é opcional e cobrado à parte.

Quando falamos em viagens internacionais de avião, o comum é que seja servido pelo menos uma refeição. Pode ser o café da manhã, snacks, almoço ou o jantar. Tudo vai depender da companhia e da duração do percurso. Se a viagem tiver entre 6-8 horas, o habitual é que sirvam duas refeições. Caso ultrapasse 13 horas, serão três refeições.

Quais são as bebidas?

Varia bastante entre refrigerantes, vinhos, cervejas, água, sucos de caixinha, café solúvel e chá. Das empresas de aviação que operam aqui no Brasil, a Low Cost Norwegian é a única que cobra esse serviço. Todas as outras não cobram adicional em qualquer das classes do avião.

Porém, nesse momento de pandemia que estamos vivendo, os lanches e as refeições durante os voos nacionais estão suspensas. Antes de embarcar, certifique-se sobre os protocolos adotados por cada companhia.

Classe Econômica Premium

Só para sanar uma dúvida comum aqui, assento premium não é a mesma coisa da Classe Econômica Premium – A Classe Econômica Premium está entre a Econômica e a Executiva–. O assento premium é uma poltrona mais espaçosa na Classe Econômica.

poltrona aa premium economy
Foto por Melhores Destinos | Econômica Premium no avião da American Airlines

O que está incluso?

A Classe Econômica Premium está disponível apenas em algumas companhias que fazem voos longos, como American Airlines e Air France. Nessa classe, é oferecida poltronas maiores e melhores com apoio para pés e serviço de bordo incluso. Como eu disse, essa classe é um pouco melhor do que a Classe Econômica, mas não chega a parecer com a Executiva.

Algumas companhias oferecem garrafinhas de água, fone de ouvido e também uma nécessaire. Além de outras coisas desse tipo.

Classe Executiva ou Business

Essa classe foi pensada para passageiros que viajam a negócios e desejam relaxar no avião para chegarem descansados no destino final. Mas pessoas que desejam viajar com mais conforto também a utilizam.

Essa é uma das classes do avião que tem mais mordomias, e elas já têm início no aeroporto, onde os passageiros possuem guichê com menos fila, despacho diferenciado de bagagem e maior acúmulo de milhas por quilômetro. Antes de embarcar, o passageiro aguarda em uma sala VIP, com comidas, tipos variados de bebidas, internet, espaço para trabalhar e relaxar, e, em algumas companhias, sala de banho.

O desembarque e o embarque desses passageiros são prioritários. Em algumas cidades, esses clientes podem contar com passes rápidos no raio-x e na checagem do passaporte.

As poltronas nessa classe reclinam em cento e oitenta graus, virando uma cama e dependendo da empresa, quase todos os assentos dão acesso ao corredor. O passageiro poderá escolher uma cabine reservada com configurações que não permitem isso.

O tela de entretenimento tem imagem e tamanho melhor que a da Classe Econômica, mas o conteúdo é o mesmo. Também possui uma diferença nos fones, pois aqui eles possuem isolamento de ruídos.

O que está incluso?

Além de tudo isso, as empresas oferecem travesseiros dentro do avião, só que bem maior e mais macio. Também está incluso um edredom grande, produtos de higiene pessoal, tapa olhos, pentes, protetor auricular e meias. Na Qatar, oferecem até pijamas.

O serviço de bordo é um diferencial bem importante. Nessa classe, é possível comer e beber como se estivesse em um bom restaurante. Os passageiros recebem um cardápio com quatro ou cinco opções de prato principal, entradas e sobremesas. Caso seja um voo mais longo, também inclui o lanche e o café da manhã.

As refeições são servidas em louças ou em porcelanatos, talheres de metal e copos ou taças de vidro ou cristal. As bebidas são bem variadas. Mas é comum que seja oferecido espumante ou champanhe, vinhos, whisky, sucos, refrigerantes, chá, café e leite. Algumas empresas oferecem suco natural feito na hora de laranja e um cafezinho expresso.

E não para por aí, nessa classe há mais espaço para a bagagem de mão, as cabines possuem banheiros exclusivos e a mesa de refeição é maior. Também há luzes para leituras individuais com ajuste de foco.

Nas cabines da Qatar, com o Airbus A380, existe até um bar que é compartilhado com os passageiros da Primeira Classe. Chique demais, não é?

Primeira Classe

air france la premiere firts class
First Class no avião Air France

Essa classe vem ficando pouco comum entre as empresas aéreas. Isso porque ela foi desenvolvida para atrair passageiros bem exclusivos, que estão habituados a voarem em seus jatinhos particulares e também porque a Classe executiva está cada ano mais confortável e moderna.

A tendência que observamos é que elas continuarão existindo, mas em um número menor de rotas e de companhias aéreas. Tornando-se ainda mais exclusiva.

No Brasil, a Air France, Swiss, Lufthansa e Emirates são as que oferecem essa opção de cabine de alto nível em voos regulares. Já a American Airlines, British Airways e Air China, não oferecem muita exclusividade e possuem essa classe com um serviço muito parecido com a Classe Executiva.

Fora do Brasil, as cabines da Primeira Classe mais renomadas são as da Singapore Airlines e a da Emirates. No The Residence, da Etihad, possuem até suítes privativas de alto padrão. Em algumas delas, eles oferecem camas de verdade, feitas com espuma tecnológicas e roupa de cama assinada por grifes de altíssimo renome.

O que está incluso?

O foco da Classe Executiva está no conforto e o da Primeira Classe, na privacidade e serviço de excelência na cabine, no atendimento e nas refeições e bebidas.

Em relação ao check-in, depende do aeroporto. Em alguns, possuem apenas guichês exclusivos, em outros, um terminal inteiro. Na sala VIP, que citei na classe anterior, os passageiros da Primeira Classe possuem um espaço reservado. Na Paris, Frankfurt, Qatar e Dubai, esses passageiros têm acesso à uma sala própria.

O cardápio é à la carte e as bebidas são as mais caras e refinadas, além de uma decoração diferenciada das demais. É bem comum que os passageiros sejam levados da sala VIP ao avião em carros privados de luxo.

Nas refeições de entrada, o padrão é um prato com generosas porções de caviar. Alguns pratos são assinados por chefs premiados e feitos com ingredientes da mais alta gastronomia.

Os pratos são servidos em louças personalizadas. Inclusive, na Lufthansa, até a manteiga servida é marcada em alto relevo com “First Class”. Outro nível.

Existe também um cardápio exclusivo de espumantes, vinhos renomados e todos os tipos imagináveis de bebidas. Até comissários treinados para preparar drinks especiais estão presentes nessa classe.

Na Primeira Classe da Emirates, quem escolhe os assentos da parte central conta com janelas virtuais que simulam janelas de verdade, por meio de monitores e câmeras high definition, posicionadas de maneira muito estratégica. Vê só como funciona aqui!

Obviamente essas regalias não custam pouco, mas ainda é mais barato do que fretar um jatinho, que é o conceito da Primeira Classe.

No Canadá, EUA e México, a Econômica Premium é vendida como Primeira Classe, puramente por questão de nomenclatura. Então, apesar do nome, se você achar uma passagem nesses países da América do Norte com esse nome, não espere encontrar nada disso que falei para vocês.

 Em qual classe vale a pena viajar?

travelers with backpacks poses near modern airport 1

Depois de ter entendido tudo sobre cada uma, você pode se perguntar: “Taís, vale a pena viajar em qual?”

E a minha resposta é: depende! Não só pelo orçamento, mas também pelo preço que está sendo cobrado por cada uma das cabines citadas. Dependendo da ocupação do avião, o preço das classes mais altas fica bem próximo da Econômica.

“Como assim?” Quando o voo está com alta ocupação na Classe Econômica e mais vazio na Executiva.

Como a diferença em relação ao conforto é alta, sempre vale a pena conferir sem culpa os preços das outras classes. Além, de claro, ficar de olho nas ofertas promocionais.

Outra opção bem comum é o upgrade de cabines. Acontece quando a companhia aérea vende, de última hora, assentos nas cabines premium que estão vagos. Aqui, os preços podem ser atrativos ou absurdos, depende muito da situação.

Empresas como Latam, Delta, United e American Airlines, possuem políticas internas de upgrade grátis para passageiros frequentes. Algumas companhias fazem até leilão desses assentos. O passageiro faz uma oferta, e se a empresa aceitar, ele consegue a cabine.

No próximo embarque, não custa perguntar sobre a disponibilidade dessas cabines e se existe alguma forma de realizar o upgrade. O resgate de passagem em classe executiva com pontos ou milhas, também é bastante comum. Se você as possui, vale muito a pena conferir se existe algum resgate irresistível.

Esse mês, sairá um post super bacana onde abordo sobre como acumular pontos e milhas! Já fica de olho.

Vamos falar sobre preços?

travelers with backpacks poses near modern airport 3

A passagem da Classe Executiva fica em torno de duas vezes mais do preço da Classe Econômica. E a Econômica Premium custa até uma vez e meia a mais do preço da Econômica. Esses valores variam de acordo com a empresa, rota, época do ano e lotação da aeronave.

Já as passagens da Primeira Classe giram em torno de três a dez vezes mais do que o preço da Classe Econômica.

3 dicas básicas para escolher a cabine

  • Pesquise sobre a fama da empresa antes de realizar a compra e se a diferença entre a Classe Econômica e as outras são muito relevantes, em questão de conforto.

Por exemplo, a Copa Airlines vende um produto semelhante a uma Econômica Premium como sendo Classe Executiva na maioria dos voos para o nosso país.

  • Considere as características da cabine conforme a aeronave que irá operar sua rota. A mesma empresa pode ofertar várias cabines diferentes para uma mesma classe, como a Latam, que possui duas Classes Executivas no Boeing 777 (a diferença é que em uma delas a poltrona não vira cama).

Recomendo os sites Seat Guru e Expert Flyer para te ajudar a entender sobre a cabine que você vai encontrar na rota e no dia da sua viagem.

  • Cuidado para não ser enganado (a). Como eu disse, o assento premium não é Classe Econômica Premium, nem Classe Executiva. Existem companhias que oferecem supostos upgrades para assentos na saída de emergência por preços altos, como se fossem a oitava maravilha do mundo. Atente-se!

Agora me diz aqui, já experimentou alguma cabine premium? O que você achou da experiência? Ou nunca experimentou e veio aqui justamente para entender as diferenças?

Sobre a Autora

TAIS FARIAS
Turismóloga, empresária, criadora do blog De Petrolina para o Mundo e diretora da DPM Turismo.

Posts Relacionados

Newsletter

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *