4 lugares de água doce para conhecer

Que o Brasil é um país rico em belezas naturais, quem me acompanha já está careca de saber 👴🏻, mas sabia que além do litoral também temos excelentes opções de…

3 de fevereiro de 2022

Tempo de leitura: 7 min

Um novo mundo de hotelaria, negócios e lazer em Petrolina

Tudo em um só lugar. Cada dia mais completo para você!

Abaixo os links do Hotel Novo Centro:

4 lugares de água doce para conhecer

Que o Brasil é um país rico em belezas naturais, quem me acompanha já está careca de saber 👴🏻, mas sabia que além do litoral também temos excelentes opções de praias de água doce para conhecer?

E aí é nesse momento que você pode perguntar: “praia de água doce, Taís?”

Calma que eu te explico. Na verdade elas são rios, lagos ou lagoas com orla de areia clarinha.

Como o nosso país possui a maior reserva de água doce do mundo, que tal conhecer essa riqueza?

Hoje, reuni três destinos que são verdadeiros recantos de calmaria para quem quer curtir o verão.

Vê só 👇

Lagoa do Paraíso

praia de água doce jericoacoara
The Alchymist Beach Club – Lagoa do Paraíso | Foto: Rafael Carvalho

Um dos destinos mais procurados, a Lagoa do Paraíso é considerada pela maioria dos turistas o melhor lugar de Jeri. Na verdade, essa lagoa é um pedacinho da Lagoa de Jijoca e em outra parte você vai encontrar a Lagoa Azul (que já foi considerada parada obrigatória ao visitar a cidade, mas atualmente o nível da água está bem baixo e a cor pouco atraente).  

É na Lagoa do Paraíso que ficam localizadas aquelas famosas redes coloridas dentro da água e que despertam o desejo dos turistas em conhecer esse pedacinho do litoral cearense. Alguns até se surpreendem ao saber que elas estão localizadas em água doce, e não no mar. 

Fica a cerca de trinta minutos da vila de Jericoacoara e o caminho até lá é meio turbulento. Por isso, recomendo que vá de buggy, caminhonetes coletivas ou com um veículo particular 4X4. 

E para os que quiserem encarar o percurso com carro próprio, aconselho que leve um guia junto com você e verifique com antecedência como está o percurso (se terá pequenas lagoas ou lamas que possam comprometer a sua passagem). 

O cenário é deslumbrante, parece até com aquelas fotos de ilhas paradisíacas!

É um lugar ideal também para quem curte mergulhar em águas mais rasas. Seu ecossistema é muito rico e é possível encontrar diversas espécies de lagoas, aves, dunas, praias e formações rochosas.

A estrutura do local impressiona tanto quanto sua paisagem, com muito conforto e organização.

praia de água doce jericoacoara
Foto por Turistas de Viaje

O beach club The Alchymist (primeira foto do post) é o ponto mais procurado e popular de Jericoacoara. Esse restaurante/clube possui uma mega estrutura na beira d’água, bar, conveniência e terraço com vista inenarrável. Existem vários outros restaurantes e bares por lá também.

Praticantes ou entusiastas de stand up paddle, windsurf e kitesurf irão amar. Agosto é o mês ideal para essas atividades, por causa dos ventos.

praia de água doce jericoacoara

Já entre julho e novembro acontece a temporada do kitesurf na região, esse período é bastante procurado por turistas estrangeiros. 

A Lagoa do Paraíso é um destino para ser visitado durante todo o ano. A alta temporada dessa região é de dezembro até o fim do carnaval e em julho. Muitos turistas também lotam a praia durante os feriados prolongados.

Aqui é aquele tipo de lugar que você deita na rede, esquece da vida e vê, literalmente, o dia passar com muita comodidade. 

Cânions do São Francisco

Cânions são profundos barrancos formados entre paredões extremamente inclinados em relação ao solo ou escarpas. Essa paisagem é esculpida pela atividade erosiva de um rio em escalas de tempo geológicas. 

É bem comum acontecer esse fenômeno em lugares onde as camadas das rochas são mais macias e intercaladas com camadas mais resistentes às intempéries (todas essas informações sobre formação geológica, bioma, história do lugar e fauna são ditas no passeio).

Canions do Rio Sao Francisco
Cânions no Rio São Francisco. Foto: “Dicas do Nosso Brasil”

O cenário possui beleza rara e é possível visualizar desde a base até o topo do cânion. 

🥸 Curiosidade: sabia que uma mesma rocha possui diferentes idades, composição e matrizes? e que através do estudo de um cânion pode-se conhecer o clima de épocas passadas e processos geológicos responsáveis pela formação das rochas cristalinas?

Muito legal, né?

Aqui no Brasil é possível encontrar cânions em vários locais, o que proporciona uma beleza singular onde eles estão presentes! 

O segmento do leito do Rio São Francisco é uma área riquíssima nesse sentido. Fica situado na divisa de Sergipe, Alagoas e Bahia. Essas profundas ravinas estão em 5º lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo. Suas rochas parecem ter sido feitas à mão. 

São eles: Cânion do Talhado, Cânion do Xingó e Cânion do Rio São Francisco. 

canion do sao francisco foto asfabe
Cânion do São Francisco. | Foto: Catado de Cultura

O turismo nessa região é bem intenso e acontece desde quando os principais atrativos eram a cidade de Piranhas (onde está registrado a história do cangaço) e a Cachoeira de Paulo Afonso. Foi a construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó que impulsionou o turismo por lá.  

Os principais passeios são: passeio de catamarã, passeio de lancha aos cânions e Vale dos Mestres, uma piscina natural com águas quentes, rasas e transparentes (um lugar imperdível). 

Você pode fazer um pacote que inclui Cânions + Vale dos Mestres.

segmento estreito do rio sao francisco
 Segmento estreito do Cânion do Xingó | Foto: Melhores Destinos

Ele mede cerca de 30 metros e tem uma cor alaranjada. A água ganha tons bastante esverdeados, o que forma um contraste muito bonito. 

Nessa parte do passeio o catamarã para e os turistas tomam banho em um cercado seguro. Daqui, partem uns barquinhos que levam as pessoas à Gruta do Talhado, onde não é possível chegar de lancha ou catamarã (é separado do pacote, custa em média R$10).

eI3kh0HY 9P8MRUKIxaC7k Tc8c6uTdyamCotuNhHVBSHxQkuFj7WO7w4HAJXjey2xP1 v39xTcCP3yYVc80qN6KQPvPq HM3bT4iyYWSLKQBt9byo0HKBtmppYr3CclUEep6oc
Cânion do Talhado | Foto: Flávio Torres de Araújo.

Em relação à hospedagem, essas cidades contam com uma boa rede hoteleira, mas é super concorrida! Clica aqui e já vê se tem disponibilidade para o período que fique melhor pra você!

Nós ficamos no hotel Pedra do Sino em Piranhas e amamos! A vista é incrível! Confere aqui no post que fizemos sobre ele!

Lençóis Maranhenses

Esse destino é perfeito para os que buscam aventura e curtem apreciar a natureza. Caminhar nas areias branquinhas do maior campo de dunas do país, tomar banho nas lagoas de água cristalina e ver o pôr-do-sol serão experiências ímpares e que você levará para o resto da sua vida. 

gePcbAlc3MQftLAJHQIB2D9e2E oZhwlUiYCyazuSszT7UX76g6YPLpLz0l8Tnez2mhq9Na82Cmh7XBdpgWldiJrhFR5Px16UQahbTlDFN2uHoJuG9DxDWPtivKn3Xzv n4z7QbV

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica no litoral do Maranhão e é o principal destino turístico do estado. Apesar de estar inserido no cerrado, ele possui forte influência da caatinga e da amazônia, ou seja, é possível encontrar espécies destes três biomas. Os Lençóis Maranhenses estão inseridos em três municípios: Santo Amaro, Barreirinhas e Primeira Cruz. 

B1MI4U9Z0Y7c Mf9vv hxKBgvcgukKtdIsUOMrLWMEvy xmM AN0Aj6H8 pQufWRL4nGU0uUTBGpaARlOHpAkLtDo WlZsj3w5Q3 E55IgLfnMP7ei2Y08kl LDeOX1KnhU9WM7l

A melhor época para conhecer esse Parque é entre maio e setembro, após a estação chuvosa, pois é quando as lagoas interdunares estão cheias e cercadas pela areia branca.

Mas está aberto durante todo o ano. Você pode optar por conhecer as três cidades dos Lençóis, que levará cerca de 6 a sete dias, mas vale selecionar os passeios que você mais quer fazer e reduzir o roteiro.

Sugiro que você agende a chegada em Barreirinhas para a parte da manhã, pois assim conseguirá fazer um passeio para as lagoas à tarde e ver o pôr-do-sol. 

Vale do São Francisco (Bônus)

E para fechar com chave de ouro, um passeio nas águas do Velho Chico, só que na cidade de Petrolina!

Caiaques do Vale Orla II Juazeiro - Avaliações de viajantes - Rio São  Francisco - Tripadvisor
Foto por Josélia M

Quer saber quais são os passeios nessa parte do rio? Dá uma conferida nesses posts que fiz!

5 Passeios incríveis em Petrolina

5 motivos para visitar o Vale do São Francisco

As praias são lindas, mas lugares de água doce também têm o seu valor (inclusive, muitas pessoas preferem).

Se é o seu caso, fica aqui, com entusiasmo, as sugestões. 

Gostou do conteúdo? Continue me acompanhando por aqui ou nas minhas redes sociais e torne-se um viajante profissional. 

Quer roteiro especial para desfrutar das belezas naturais com água doce aqui no Vale do São Francisco? Fale comigo, posso te ajudar!


Sobre a Autora

TAIS FARIAS
Turismóloga, empresária, criadora do blog De Petrolina para o Mundo e diretora da DPM Turismo.

Posts Relacionados

Newsletter

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *