Que o Brasil é um país rico em belezas naturais, quem me acompanha já está careca de saber 👴🏻, mas sabia que além do litoral também temos excelentes opções de praias de água doce para conhecer?
E aí é nesse momento que você pode perguntar: “praia de água doce, Taís?”
Calma que eu te explico. Na verdade elas são rios, lagos ou lagoas com orla de areia clarinha.
Como o nosso país possui a maior reserva de água doce do mundo, que tal conhecer essa riqueza?
Hoje, reuni três destinos que são verdadeiros recantos de calmaria para quem quer curtir o verão.
Vê só 👇
Lagoa do Paraíso
Um dos destinos mais procurados, a Lagoa do Paraíso é considerada pela maioria dos turistas o melhor lugar de Jeri. Na verdade, essa lagoa é um pedacinho da Lagoa de Jijoca e em outra parte você vai encontrar a Lagoa Azul (que já foi considerada parada obrigatória ao visitar a cidade, mas atualmente o nível da água está bem baixo e a cor pouco atraente).
É na Lagoa do Paraíso que ficam localizadas aquelas famosas redes coloridas dentro da água e que despertam o desejo dos turistas em conhecer esse pedacinho do litoral cearense. Alguns até se surpreendem ao saber que elas estão localizadas em água doce, e não no mar.
Fica a cerca de trinta minutos da vila de Jericoacoara e o caminho até lá é meio turbulento. Por isso, recomendo que vá de buggy, caminhonetes coletivas ou com um veículo particular 4X4.
E para os que quiserem encarar o percurso com carro próprio, aconselho que leve um guia junto com você e verifique com antecedência como está o percurso (se terá pequenas lagoas ou lamas que possam comprometer a sua passagem).
O cenário é deslumbrante, parece até com aquelas fotos de ilhas paradisíacas!
É um lugar ideal também para quem curte mergulhar em águas mais rasas. Seu ecossistema é muito rico e é possível encontrar diversas espécies de lagoas, aves, dunas, praias e formações rochosas.
A estrutura do local impressiona tanto quanto sua paisagem, com muito conforto e organização.
O beach club The Alchymist (primeira foto do post) é o ponto mais procurado e popular de Jericoacoara. Esse restaurante/clube possui uma mega estrutura na beira d’água, bar, conveniência e terraço com vista inenarrável. Existem vários outros restaurantes e bares por lá também.
Praticantes ou entusiastas de stand up paddle, windsurf e kitesurf irão amar. Agosto é o mês ideal para essas atividades, por causa dos ventos.
Já entre julho e novembro acontece a temporada do kitesurf na região, esse período é bastante procurado por turistas estrangeiros.
A Lagoa do Paraíso é um destino para ser visitado durante todo o ano. A alta temporada dessa região é de dezembro até o fim do carnaval e em julho. Muitos turistas também lotam a praia durante os feriados prolongados.
Aqui é aquele tipo de lugar que você deita na rede, esquece da vida e vê, literalmente, o dia passar com muita comodidade.
Cânions do São Francisco
Cânions são profundos barrancos formados entre paredões extremamente inclinados em relação ao solo ou escarpas. Essa paisagem é esculpida pela atividade erosiva de um rio em escalas de tempo geológicas.
É bem comum acontecer esse fenômeno em lugares onde as camadas das rochas são mais macias e intercaladas com camadas mais resistentes às intempéries (todas essas informações sobre formação geológica, bioma, história do lugar e fauna são ditas no passeio).
O cenário possui beleza rara e é possível visualizar desde a base até o topo do cânion.
🥸 Curiosidade: sabia que uma mesma rocha possui diferentes idades, composição e matrizes? e que através do estudo de um cânion pode-se conhecer o clima de épocas passadas e processos geológicos responsáveis pela formação das rochas cristalinas?
Muito legal, né?
Aqui no Brasil é possível encontrar cânions em vários locais, o que proporciona uma beleza singular onde eles estão presentes!
O segmento do leito do Rio São Francisco é uma área riquíssima nesse sentido. Fica situado na divisa de Sergipe, Alagoas e Bahia. Essas profundas ravinas estão em 5º lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo. Suas rochas parecem ter sido feitas à mão.
São eles: Cânion do Talhado, Cânion do Xingó e Cânion do Rio São Francisco.
O turismo nessa região é bem intenso e acontece desde quando os principais atrativos eram a cidade de Piranhas (onde está registrado a história do cangaço) e a Cachoeira de Paulo Afonso. Foi a construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó que impulsionou o turismo por lá.
Os principais passeios são: passeio de catamarã, passeio de lancha aos cânions e Vale dos Mestres, uma piscina natural com águas quentes, rasas e transparentes (um lugar imperdível).
Você pode fazer um pacote que inclui Cânions + Vale dos Mestres.
Ele mede cerca de 30 metros e tem uma cor alaranjada. A água ganha tons bastante esverdeados, o que forma um contraste muito bonito.
Nessa parte do passeio o catamarã para e os turistas tomam banho em um cercado seguro. Daqui, partem uns barquinhos que levam as pessoas à Gruta do Talhado, onde não é possível chegar de lancha ou catamarã (é separado do pacote, custa em média R$10).
Em relação à hospedagem, essas cidades contam com uma boa rede hoteleira, mas é super concorrida! Clica aqui e já vê se tem disponibilidade para o período que fique melhor pra você!
Nós ficamos no hotel Pedra do Sino em Piranhas e amamos! A vista é incrível! Confere aqui no post que fizemos sobre ele!
Lençóis Maranhenses
Esse destino é perfeito para os que buscam aventura e curtem apreciar a natureza. Caminhar nas areias branquinhas do maior campo de dunas do país, tomar banho nas lagoas de água cristalina e ver o pôr-do-sol serão experiências ímpares e que você levará para o resto da sua vida.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica no litoral do Maranhão e é o principal destino turístico do estado. Apesar de estar inserido no cerrado, ele possui forte influência da caatinga e da amazônia, ou seja, é possível encontrar espécies destes três biomas. Os Lençóis Maranhenses estão inseridos em três municípios: Santo Amaro, Barreirinhas e Primeira Cruz.
A melhor época para conhecer esse Parque é entre maio e setembro, após a estação chuvosa, pois é quando as lagoas interdunares estão cheias e cercadas pela areia branca.
Mas está aberto durante todo o ano. Você pode optar por conhecer as três cidades dos Lençóis, que levará cerca de 6 a sete dias, mas vale selecionar os passeios que você mais quer fazer e reduzir o roteiro.
Sugiro que você agende a chegada em Barreirinhas para a parte da manhã, pois assim conseguirá fazer um passeio para as lagoas à tarde e ver o pôr-do-sol.
Vale do São Francisco (Bônus)
E para fechar com chave de ouro, um passeio nas águas do Velho Chico, só que na cidade de Petrolina!
Quer saber quais são os passeios nessa parte do rio? Dá uma conferida nesses posts que fiz!
5 Passeios incríveis em Petrolina
5 motivos para visitar o Vale do São Francisco
As praias são lindas, mas lugares de água doce também têm o seu valor (inclusive, muitas pessoas preferem).
Se é o seu caso, fica aqui, com entusiasmo, as sugestões.
Gostou do conteúdo? Continue me acompanhando por aqui ou nas minhas redes sociais e torne-se um viajante profissional.
Quer roteiro especial para desfrutar das belezas naturais com água doce aqui no Vale do São Francisco? Fale comigo, posso te ajudar!
0 comentários