Petrolina: por que conhecer a Califórnia Sertaneja

Sou suspeita para falar da minha cidade do coração, isso porque Petrolina me fascina a cada ano que passa. Mas em minha defesa, adianto que não estou sozinha nessa 😅,…

29 de dezembro de 2021

Tempo de leitura: 7 min

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Petrolina: por que conhecer a Califórnia Sertaneja

Sou suspeita para falar da minha cidade do coração, isso porque Petrolina me fascina a cada ano que passa.

Mas em minha defesa, adianto que não estou sozinha nessa 😅, Petrolina arranca suspiros tanto dos turistas como dos moradores 😍

orla de Petrolina, em Pernambuco
Foto por Jonas Santos

Conheça as maravilhas da Capital do Sertão

Eleita como a melhor cidade do Nordeste, ficando na frente até mesmo da capital pernambucana, Petrolina possui as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 9° 23′ 39” Sul, Longitude: 40° 30′ 35” Oeste. Sua extensão territorial é de 4 561 872 km², onde 244.8 km² são em perímetro urbano e 4 317 072 km ² na zona rural.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2021 sua população foi estimada em 359 372 habitantes, o que faz de Petrolina a quarta maior cidade do interior nordestino.

Petrolina também é referência na gestão pública e qualidade de vida. Em dezembro de 2020, a Sudene publicou um ranking com a cidade sertaneja liderando em Pernambuco e em sexto lugar no Nordeste. 

Foto de Petrolina em Pernambuco
Foto por Kaio Cads

Saneamento básico

saneamento básico em Petrolina

Segundo o Instituto Cidades Sustentáveis, Petrolina mostrou o melhor desempenho de Pernambuco e a 9ª colocação no Nordeste.

Para elaborar esse índice, o Instituto considerou 80 indicadores e 17 metas de desenvolvimento sustentável. Entre elas estão água limpa e saneamento.

100% da população petrolinense já desfruta dos serviços de água. Em relação ao esgotamento sanitário, o município tem 83,6% de cobertura de esgoto. O estudo também mostrou que 85% deste esgoto é tratado antes de chegar aos rios, córregos e mares.

Distância entre algumas cidades do Brasil (segundo o Google Maps)

Sul:

Gramado: 3 347 km

Curitiba: 2 645 km

Norte:

Belém: 1 551 km

Manaus: 4 184 km

Nordeste:

Recife: 713 km

Fortaleza: 818 km 

Salvador: 512 km

Centro-oeste:

Brasília: 1 398 km 

Goiânia: 1 600 km

Sudeste:

São Paulo: 2 237 

Belo Horizonte: 1 682 km

Passeios imperdíveis

Dá uma conferida nesse post, onde escolhi a dedo cinco passeios que você não pode deixar de fora durante a sua passagem. Além desses passeios, deixei alguns lugares extras como sugestão, caso você queira estender a viagem por mais alguns dias.

Produção de vinhos

Produção de vinhos em Petrolina

Apesar da escassez de chuva, o clima quente e seco do semiárido é um terreno fértil para a vitivinicultura.

O pioneirismo da vitivinicultura no Nordeste é representado pelo Sertão Pernambucano, que começou sua trajetória em meados da década de sessenta.

Na cidade de Floresta, pouco mais de três horas de Petrolina, eram produzidos os vinhos que serviam de base para vermutes, uma bebida alcoólica feita com no mínimo setenta por cento de vinho e adição de ervas aromáticas e flores.

Em cidades próximas como Belém do São Francisco, que fica a pouco mais de três horas, e em Santa Maria da Boa vista, pouco mais de uma hora, eram produzidas as uvas de mesa.

Foi entre a década de 80 e 90 que a região banhada pelo Rio São Francisco passou a ser conhecida também pela produção própria de vinhos finos. Em 1984 foi produzido o primeiro vinho no Submédio São Francisco, com a marca Boticelli

O real fortalecimento da vitivinicultura no Submédio do São Francisco se deu com a instalação de vinícolas na Fazenda Milano, em Santa Maria, e na Fazenda Ouro Verde, em Casa Nova. 

Hoje em dia o Vale do São Francisco abriga as vinícolas: Botticelli, Bianchetti Tedesco, TerraNova, Mandacaru, Vinum Sancti Benedictus , Terroir do São Francisco, Rio Sol e Quintas São Braz. Essa última fica localizada na Zona Rural de Petrolina, as outras, em cidades vizinhas.

Nossa região de clima tropical semiárido, única no Brasil que apresenta temperaturas ao longo do ano que possibilitam que os vinhedos irrigados com a água do rio São Francisco produzam uvas em todos os meses do ano.

Aqui são produzidos os chamados vinhos tropicais, com originalidade e identidade própria da região tropical, distinta no mundo dos vinhos. Temos vinhos finos tranquilos e espumantes, vinho licoroso e brandy.

Em breve teremos um post sobre os dois principais passeios para as vinícolas do Vale do São Francisco! Tá top!

River Shopping 

Foi inaugurado em outubro de 1995, e é o maior centro de entretenimento, compras e serviços do Vale do São Francisco.

Sua localização é bem estratégica, ele fica na região central de Petrolina e a 2Km da cidade vizinha Juazeiro. O River Shopping é um dos empreendimentos que mais geram emprego e renda, pois oferece cerca de mil e quinhentos empregos diretos e mais de três mil indiretos.

Possui cerca de 130 operações: lojas-âncoras, semi-âncoras, lojas satélites, mega lojas, quiosques e praça de alimentação. A praça possui 18 operações diversificadas.

Em relação ao lazer e entretenimento, encontramos a Playtoy e o cinema. 

O espaço inteiro é climatizado, seguro, disposto de um estacionamento gratuito de 1 500 vagas e uma média diária de 24 mil visitantes.

Educação em Petrolina

educação na cidade de Petrolina

Petrolina possui mais de 118 escolas municipais, 52 estaduais, 176 particulares e 2 federais. Fiz uma pequena listinha das que possuem maior destaque na cidade.

Escolas Públicas

Colégio da Polícia Militar de Pernambuco, Colégio Aplicação, Instituto Federal de Educação, EREM Otacilio Nunes de Souza, EREM Doutor Pacífico Rodrigues da Luz e EREM Professora Osa Santana de Carvalho.

Escolas Particulares

Colégio Motivo, Colégio Plenus, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Salesiano) , Colégio Diocesano Dom Bosco e Escola Saber.

Em relação às universidades, Petrolina também possui instituições que proporcionam crescimento profissional para a sociedade com sua variedade de cursos de excelência acadêmica. 

Universidades Públicas

Universidade de Pernambuco (UPE): Ciências Biológicas, Enfermagem, Fisioterapia, Geografia, História, Letras (Português e suas literaturas), Letras (Inglês e suas literaturas), Matemática, Nutrição, Pedagogia.

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – Campus Petrolina: Administração de Empresas, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia, Zootecnia.

Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão): Agroecologia, Agronomia, Alimentos, Licenciatura em Computação, Física, Horticultura, Música, Química, Viticultura e Enologia.

Universidades Particulares

Faculdade de Petrolina: Administração de Empresas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Direito, Economia, Gestão da Tecnologia da Informação, Serviço Social, Gestão de Logística e Gestão de Recursos Humanos.

Faculdade UNINASSAU Petrolina: Cursos presenciais: Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física (bacharelado), Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Radiologia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Serviço Social, Agroindústria, Enologia e Viticultura, Gestão Comercial, Logística, Segurança no Trabalho, Recursos Humanos e mais de 35 cursos de cursos de Graduação a distância. uninnasau.edu.br

Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) – Campus Petrolina: Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Psicologia e Administração.

Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (FACESP): Administração de Empresas, Educação Física, Pedagogia.

SOBERANA Faculdade de Saúde de Petrolina: Odontologia, Enfermagem e Farmácia.

Então, se você está em busca de uma cidade para estudar ou para matricular seus filhos, pôde notar que Petrolina é uma excelente opção. Em Juazeiro, sua cidade-irmã, também possui diversas faculdades e mais uma infinidade de cursos, inclusive, muitos os alunos que moram em Petrolina estudam lá.

Margens do são francisco em Petrolina
Foto por Dudu Afora

Deu para perceber que nas margens do Rio São Francisco encontramos além de tranquilidade, comida boa, belezas naturais e muita cultura brasileira, uma cidade incrível para trabalhar e estudar.

Morar aqui é um verdadeiro privilégio.

E se você ainda não conhece esse paraíso sertanejo, arrume as malas que a cidade estará de braços abertos para te receber. Te convido a passar uma temporada aqui e desfrutar das riquezas da Califórnia sertaneja, nossa linda Petrolina.

E se você ainda não sabe o que fazer por aqui, te recomendo esse e esse post que fiz com muito carinho.

Monte seu roteiro e venha simbora!
Se precisa de ajuda para montar seu roteiro, eu ofereço esse serviço! Só entrar em contato comigo pelo Whatsapp que faremos o melhor roteiro possível pra você!

Sobre a Autora

Sou turismóloga e assessora de Marketing, apaixonada por viagens! Aos 12 anos morei em Petrolina (PE), mas só durou 6 meses! Meu pai já trabalhava no Vale do São Francisco, mas a família não se adaptou… Retornamos para Recife, mas meu pai seguiu indo e vindo Recife/Petrolina. Alguns anos depois a família retornou para o Vale, mas eu só retornei em 2006, casada e com um filho de 2 anos (Caio). Desde então, não saímos mais!! Tivemos uma filha petrolinense em 2008 e amamos morar em Petrolina! Amamos o Vale do SF!!

Posts Relacionados

Newsletter

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.