- Quando você visita um destino à beira-mar – ou rio -, que tipo de experiência pode ser diferenciada e ao mesmo tempo privativa?
- Simbora conhecer o Velho Chico?
- Curiosidades sobre o Rio São Francisco
- Mas afinal, quanto custa um passeio de lancha nesse ilustre rio?
- Muito completo e confortável, não é mesmo?
Quando você visita um destino à beira-mar – ou rio -, que tipo de experiência pode ser diferenciada e ao mesmo tempo privativa?
Acertou quem disse “passeio de lancha”! 🚤
Mas engana-se quem pensa que só no Atlântico é possível desfrutar de um passeio de lancha no Brasil. Petrolina, um dos destinos fluviais mais famosos do Nordeste, obviamente oferece esse programa contemplativo e enriquecedor.
Alugar uma lancha para você e sua família ou amigos desfrutarem de uma experiência náutica em diferentes pontos do Rio da Integração Nacional com certeza é um das super atrações para se entreter aqui no Vale.
Simbora conhecer o Velho Chico?
O Rio São Francisco possui relevante importância social, cultural e econômica para o país. Ele gera energia por meio das hidrelétricas e abastece boa parte do Nordeste, sendo um dos mais importantes cursos d’água do Brasil. Além disso, muitas famílias dependem dele para sobreviver, já que suas águas possibilitam a fruticultura e suas margens são férteis, por isso é chamado também de Nilo Brasileiro.
O São Francisco é perene, ou seja, possui fluxo normalmente constante e estável ao longo do ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui aproximadamente 2.700 quilômetros e ocupa cerca de 8% do território nacional.
O curso do Rio São Francisco banha os estados de Minas Gerais, Goiás, o Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas (onde desemboca) e passa por 507 cidades. Mais de 13 milhões de pessoas são beneficiadas por essas águas.
Sua navegabilidade é uma das principais características do Velho Chico. Ele apresenta duas regiões de maior navegabilidade naturalmente: o estirão médio, com cerca de 1.371 km de extensão (entre Minas Gerais, Bahia e Pernambuco), e o baixo estirão, com 208 km de extensão (entre Alagoas e a foz — local onde o rio deságua: o Oceano Atlântico).
Curiosidades sobre o Rio São Francisco
– Foi descoberto em 1501 e é considerado o rio da integração nacional, pois interliga as regiões Nordeste e Sudeste, o que dá a ele um importante papel na ocupação do território ao permitir a entrada das bandeiras.
– Os rios do Cerrado são responsáveis por abastecer a maior parte do volume de águas do São Francisco, mas as represas de Sobradinho e Três Marias são as que garantem a regularidade do rio durante os períodos de seca.
– Existem hoje mais de 158 espécies de peixe na bacia do São Francisco.
– Essa bacia também é rica em diversos minerais, como chumbo, zinco, diamante, manganês e ardósia. Entretanto, atividades de mineração e garimpo provocam inúmeros impactos negativos e comprometem a qualidade do rio.
Mas afinal, quanto custa um passeio de lancha nesse ilustre rio?
Bem, seguramente o passeio de lancha custa mais caro do que qualquer passeio de escuna ou catamarã que comporte muitos passageiros.
As vantagens da lancha são, justamente:
- Exclusividade;
- Flexibilidade de roteiro;
- Passeios em pequenos grupos.
Esta programação é indicada não só para turistas, mas para os moradores da cidade que querem passear de lancha também. Muitas pessoas comemoram seus aniversários, formaturas, aproveitam feriados e férias, entre várias outras ocasiões especiais apreciando a beleza do Velho Chico.
E na hora de curtir este momento de lazer, é importante que a empresa escolhida cuide de todos os preparativos para que você consiga desfrutar de muito conforto e privacidade, evitando imprevistos que possam atrapalhar a sua experiência.
Recomendo sempre uma empresa de confiança na hora de alugar lancha. Eles possuem excelentes consultores que irão recomendar os melhores modelos de embarcações para atender você e os seus convidados.
Existem dois roteiros para desbravar o nosso Velho Chico de lancha e com exclusividade:
O local de saída de ambos é na Marina do Vale, localizada em Petrolina, no Iate Clube. Fica a cerca de cinco minutos de carro da Catedral da cidade.
Você tem duas opções:
Ir da Marina até a Ilha do Maroto ou ir da Marina até a Ilha do Maroto e de lá, seguir para a Ilha do Rodeadouro.
Escolha em quais das ilhas você irá atracar a lancha e para curtir um churrasco, almoço ou o que preferir levar para lá.
Inclusive, em alguns pacotes o Kit Churrasco já está incluso. Este contará além do serviço de marinheiro e combustível, o serviço de churrasqueiro, uma tenda, duas mesas, dez banquinhos, uma churrasqueira e um cooler. Você também não precisará se preocupar com talheres, pratos, copos, tábuas de carne, mesa do churrasqueiro, sal, acendedor de churrasqueiras e fósforos, kit limpeza e de brinde, o carvão.
Você ainda poderá incluir uma visita ao Lago de Sobradinho, na Ilha da Fantasia. Um enorme banco de areia que sobressai no meio da represa de acordo com o nível da água. Ele é um dos maiores lagos artificiais do mundo, apresentando 4 214 km quadrados de área.
Muito completo e confortável, não é mesmo?
Outro passeio aquático interessante que você poderá incluir no dia é o wakeboard e o passeio de jetski, esses são cobrados por hora!
Ficou interessado? Faça hoje mesmo a sua reserva pelo WhatsApp e bora passear!
0 comentários