//Remove image title mouse hover

Passeio de lancha no Vale do São Francisco: confira as dicas

Índice Quando você visita um destino à beira-mar - ou rio -, que tipo de experiência pode ser diferenciada e ao mesmo tempo privativa?Acertou quem disse "passeio de lancha"! 🚤Simbora…
passeio de lancha

13 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5 min

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Passeio de lancha no Vale do São Francisco: confira as dicas

Quando você visita um destino à beira-mar – ou rio -, que tipo de experiência pode ser diferenciada e ao mesmo tempo privativa?

Acertou quem disse “passeio de lancha”! 🚤

passeio de lancha no vale do são francisco

Mas engana-se quem pensa que só no Atlântico é possível desfrutar de um passeio de lancha no Brasil. Petrolina, um dos destinos fluviais mais famosos do Nordeste, obviamente oferece esse programa contemplativo e enriquecedor. 

Passeio de lancha no rio são francisco

Alugar uma lancha para você e sua família ou amigos desfrutarem de uma experiência náutica em diferentes pontos do Rio da Integração Nacional com certeza é um das super atrações para se entreter aqui no Vale.

passeio de lancha no vale do são francisco

Simbora conhecer o Velho Chico?

Rio são francisco
Foto por: Jonas Santos

O Rio São Francisco possui relevante importância social, cultural e econômica para o país. Ele gera energia por meio das hidrelétricas e abastece boa parte do Nordeste, sendo um dos mais importantes cursos d’água do Brasil. Além disso, muitas famílias dependem dele para sobreviver, já que suas águas possibilitam a fruticultura e suas margens são férteis, por isso é chamado também de Nilo Brasileiro.

O São Francisco é perene, ou seja, possui fluxo normalmente constante e estável ao longo do ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui aproximadamente 2.700 quilômetros e ocupa cerca de 8% do território nacional.

Rio São Francisco
Foto por Res. Escolar

O curso do Rio São Francisco banha os estados de Minas Gerais, Goiás, o Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas (onde desemboca) e passa por 507 cidades. Mais de 13 milhões de pessoas são beneficiadas por essas águas.  

Sua navegabilidade é uma das principais características do Velho Chico. Ele apresenta duas regiões de maior navegabilidade naturalmente: o estirão médio, com cerca de 1.371 km de extensão (entre Minas Gerais, Bahia e Pernambuco), e o baixo estirão, com 208 km de extensão (entre Alagoas e a foz — local onde o rio deságua: o Oceano Atlântico).

Curiosidades sobre o Rio São Francisco

– Foi descoberto em 1501 e é considerado o rio da integração nacional, pois interliga as regiões Nordeste e Sudeste, o que dá a ele um importante papel na ocupação do território ao permitir a entrada das bandeiras.

– Os rios do Cerrado são responsáveis por abastecer a maior parte do volume de águas do São Francisco, mas as represas de Sobradinho e Três Marias são as que garantem a regularidade do rio durante os períodos de seca.

– Existem hoje mais de 158 espécies de peixe na bacia do São Francisco.

– Essa bacia também é rica em diversos minerais, como chumbo, zinco, diamante, manganês e ardósia. Entretanto, atividades de mineração e garimpo provocam inúmeros impactos negativos e comprometem a qualidade do rio.

Rio São Francisco em Petrolina. Passeio de lancha
Foto por: Turibio

Mas afinal, quanto custa um passeio de lancha nesse ilustre rio?

Bem, seguramente o passeio de lancha custa mais caro do que qualquer passeio de escuna ou catamarã que comporte muitos passageiros.

As vantagens da lancha são, justamente:

  • Exclusividade;
  • Flexibilidade de roteiro;
  • Passeios em pequenos grupos.

Esta programação é indicada não só para turistas, mas para os moradores da cidade que querem passear de lancha também. Muitas pessoas comemoram seus aniversários, formaturas, aproveitam feriados e férias, entre várias outras ocasiões especiais apreciando a beleza do Velho Chico.

E na hora de curtir este momento de lazer, é importante que a empresa escolhida cuide de todos os preparativos para que você consiga desfrutar de muito conforto e privacidade, evitando imprevistos que possam atrapalhar a sua experiência.

Recomendo sempre uma empresa de confiança na hora de alugar lancha. Eles possuem excelentes consultores que irão recomendar os melhores modelos de embarcações para atender você e os seus convidados.

Existem dois roteiros para desbravar o nosso Velho Chico de lancha e com exclusividade:

O local de saída de ambos é na Marina do Vale, localizada em Petrolina, no Iate Clube. Fica a cerca de cinco minutos de carro da Catedral da cidade.

Você tem duas opções:

Ir da Marina até a Ilha do Maroto ou ir da Marina até a Ilha do Maroto e de lá, seguir para a Ilha do Rodeadouro.

Escolha em quais das ilhas você irá atracar a lancha e para curtir um churrasco, almoço ou o que preferir levar para lá.

Passeio de lancha no rio são francisco
Foto por: Aluguel de Lanchas em Petrolina

Inclusive, em alguns pacotes o Kit Churrasco já está incluso. Este contará além do serviço de marinheiro e combustível, o serviço de churrasqueiro, uma tenda, duas mesas, dez banquinhos, uma churrasqueira e um cooler. Você também não precisará se preocupar com talheres, pratos, copos, tábuas de carne, mesa do churrasqueiro, sal, acendedor de churrasqueiras e fósforos, kit limpeza e de brinde, o carvão.

passeio de lancha no rio são francisco
Foto por: Aluguel de Lanchas em Petrolina

Você  ainda poderá incluir uma visita ao Lago de Sobradinho, na Ilha da Fantasia. Um enorme banco de areia que sobressai no meio da represa de acordo com o nível da água. Ele é um dos maiores lagos artificiais do mundo, apresentando 4 214 km quadrados de área.

Muito completo e confortável, não é mesmo?

Outro passeio aquático interessante que você poderá incluir no dia é o wakeboard e o passeio de jetski, esses são cobrados por hora!

Ficou interessado? Faça hoje mesmo a sua reserva pelo WhatsApp e bora passear!

Sobre a Autora

Sou turismóloga e assessora de Marketing, apaixonada por viagens! Aos 12 anos morei em Petrolina (PE), mas só durou 6 meses! Meu pai já trabalhava no Vale do São Francisco, mas a família não se adaptou… Retornamos para Recife, mas meu pai seguiu indo e vindo Recife/Petrolina. Alguns anos depois a família retornou para o Vale, mas eu só retornei em 2006, casada e com um filho de 2 anos (Caio). Desde então, não saímos mais!! Tivemos uma filha petrolinense em 2008 e amamos morar em Petrolina! Amamos o Vale do SF!!

Posts Relacionados

Newsletter

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.