//Remove image title mouse hover

6 destinos a menos de 600 km de Petrolina para ir de carro

Vou te contar um fuxico sobre o Vale do São Francisco: além dele ter sua própria beleza e singularidade, ainda está localizado próximo a outros lugares muito interessantes para serem…
viagem de carro

15 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 9 min

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

6 destinos a menos de 600 km de Petrolina para ir de carro

Vou te contar um fuxico sobre o Vale do São Francisco: além dele ter sua própria beleza e singularidade, ainda está localizado próximo a outros lugares muito interessantes para serem visitados💚.

No post de hoje irei falar sobre seis desses destinos para você, petrolinense, que quer curtir as férias ou feriado prolongado sem precisar ir muito longe de casa, e turistas que pretendem estender a viagem incluindo alguns destinos no seu checklist. 

Programe essa viagem de carro sem medo de ser feliz e encante-se com essas dicas de lugares🧳. Papel e caneta na mão?

destinos a menos de 600 km de Petrolina para ir de carro

Destino 1: Salvador – BA (512 quilômetros)

Salvador: destino a menos de 600 km de Petrolina.

A primeira capital do Brasil possui localização estratégica não só para os europeus. É praticamente impossível não se impressionar com as praias de Itapuã e Barra. Esse destino dá um verdadeiro show de beleza natural, construções históricas, gastronomia e hospitalidade.

Dica do que fazer na cidade: comece o dia andando pelos corredores do Mercado Modelo, vá ao Pelourinho pelo Elevador Lacerda e chegando lá, conheça a Igreja e Convento de São Francisco e também o seu museu, ateliê, lojas de artesanato e centro histórico. No fim da tarde, aprecie o belíssimo pôr do sol no Farol da Barra.

Conheça a Barraca do Lôro (tem unidades no Flamengo, Praia do Forte, Pedra do Sal e em Stella Maris).

Em Itapuã você irá encontrar o restaurante Mistura e o famosíssimo acarajé da Cira.

Recomendo também uma caminhada na avenida 7 de setembro e uma visita aos museus: Paulo Darzé Galeria de Arte, Carlos Costa Pinto, Museu de Arte da Bahia e ao Palacete das Artes. 

Para os amantes de café, recomendo o Cafelier. Já para os apreciadores de uma boa cerveja gelada, o Bar Cruz do Pascoal.

Em relação à hospedagem, diversos hotéis foram inaugurados na capital baiana. Para os que querem ficar perto de bares e restaurantes, recomendo que a estadia seja nos hotéis do Rio Vermelho.

Vitória para os que querem visitar museus e cafeterias sem ir muito longe e Santo Antônio Além do Carmo para quem quiser apreciar uma vista panorâmica para a Baía de todos os Santos da janela do seu quarto. Clique aqui e confira as opções ao chegar nesse destino.

Destino 2: São Raimundo Nonato – PI (370 quilômetros)

Essa cidade com pouco mais de 34 mil habitantes é a parada necessária para conhecer um dos mais famosos cartões-postais do Piauí, o Parque Nacional  Serra da Capivara. Ele é o mais antigo sítio arqueológico das Américas e essa reserva abarca a maior concentração de pinturas rupestres do mundo.

A reserva é formada por um conjunto de quatro serras: Capivara, Branca, Talhada e Vermelha, envolvendo as cidades: Brejo do Piauí, Coronel José Dias e João Costa.

O parque também chama atenção pela sua organização em passarelas e trilhas que revelam pinturas datadas em 12 000 anos. Essas pinturas não são somente de animais, plantas e outros humanos, mas também retratam rituais religiosos, cenas de caça e de partos. O Museu da Natureza, Museu do Homem Americano e a fábrica de Cerâmica Serra da Capivara estão inseridos no parque.

A rede hoteleira possui uma surpreendente estrutura e a culinária regional é bem forte na cidade.     

Clique aqui e confira as melhores opções de hospedagem desse destino.

Destino 3: Juazeiro do norte – CE (348 quilômetros)

Só de pensar em Juazeiro do Norte a figura do Padre Cícero já aparece na mente. O que não é para menos, já que a devoção ao “Padim Ciço” atrai mais de 1,5 milhões de fiéis por ano para a cidade. O Padre Cícero tem uma imensa importância religiosa, histórica e cultural para o povo de Juazeiro do Norte.

estátua do padre cícero em Juazeiro do Norte

A metrópole do Cariri é considerada um dos três maiores centros religiosos do Brasil, junto com Nova Trento – SC e Aparecida do Norte – SP.

Mas além do aspecto religioso, esse destino localizado no sul do Ceará também tem destaque no artesanato, gastronomia, belezas naturais, literatura de cordel e ecoturismo.

Além da Estátua do Padre Cícero, outras atrações da cidade também são bastante frequentadas, como o Memorial Padre Cícero, Museu Vivo de Padre Cícero, Trilha do Santo Sepulcro, Geopark do Araripe, Arajara Park e Centro de Cultura Popular Mestre Noza.

Dicas bônus de passeio: Luzeiro do Nordeste, Casa Azul, Editora Lira Nordestina e o Polo Gastronômico Lagoa Seca.

E agora você já sabe que a metrópole do Cariri abriga vários outros motivos para ser visitada. 

Opções de hospedagem nesse destino

Destino 4: Aracaju – SE (478 quilômetros)

É o litoral mais perto de Petrolina, em cinco horas e meia de viagem você poderá esquecer engarrafamentos e filas e partiu passear na cidade que é referência em qualidade de vida.

aracaju: destino próximo a Petrolina

Existe uma infinidade de passeios para serem feitos na capital sergipana, vou listar apenas alguns e com eles você terá uma ideia do que essa cidade belíssima tem para oferecer. 

Orla de Atalaia, Rua dos Turistas, Praia de Aruana, Catedral Metropolitana, Passarela do Caranguejo, Palácio Museu Olímpio Campos, Praça dos Lagos, Mercado Municipal, Museu da Gente Sergipana, Margens do Rio Sergipe, Pôr do Sol na orla, Croa do Goré, Centro de Arte e Cultura, Oceanário e a Ilha dos namorados.

Os hotéis são sensacionais nesse destino. Têm para todos os gostos e bolsos. Se quiser ficar na parte mais nova e moderna da cidade, recomendo os bairros Grageru e Jardins.

Se está buscando mais tranquilidade, as praias do sul são excelentes, há ótimos hotéis na Praia de Aruana e Refúgio. 

Para os que querem otimizar o tempo, Atalaia e Croa do Meio são as sugestões, já que ficam mais centralizados. A depender da quantidade de pessoas, as casas de temporada saem com um melhor custo-benefício.

Destino 5: Lençóis – BA (493 quilômetros)

Um dos destinos mais famosos da Bahia está localizado na região da Chapada Diamantina e dispõe umas das maiores reservas biológicas do país.

Lençóis possui muitas belezas naturais e centros históricos.  É uma cidade aconchegante, segura e possui boa estrutura de rede hoteleira para receber os viajantes. Aos entusiastas do ecoturismo e de programas culturais, preparem-se para ficarem encantados.

Visitas que não pode faltar no roteiro para lá: 

Centro histórico; Casa de Cultura Afrânio Peixoto; Praça do Coreto; Ribeirão do Meio; Cachoeira do Sossego; Cachoeira do Mosquito; Poço do Diabo; Parque da Muritiba; Morro do Pai Inácio; Cachoeira da Fumaça e o Vale do Pati.

A culinária local é um atrativo que você também não pode deixar de fora. Espere se deliciar com pratos bastante saborosos. O Restaurante Lampião é muito elogiado pelos turistas e se destaca com suas refeições tipicamente nordestinas.

transferir 1
Lampião Culinária Nordestina

Lençóis reúne muitas possibilidades, explorar essa cidade certamente será uma experiência única para você e sua família ou amigos.

Destino 6: Piranhas – AL  (456 quilômetros)

Sabe aquele roteiro inesquecível? Piranhas irá te proporcionar. Essa preciosidade pouco conhecida às margens do São Francisco é simplesmente encantadora.

271544543 101967689048122 6922644291101690198 n 5
Foto por Dream Tour

Aqui você encontrará casinhas coloridas, uma escada que irá te levar até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e verá as águas do Velho Chico emoldurando a cidade. 

As principais atrações de Piranhas têm relação com a história do cangaço. A alma sertaneja respira em cada canto desse município com 25.000 habitantes.

A cidade foi apelidada por D. Pedro II como Lapinha do Sertão, durante sua visita em 1859. Essa passagem do imperador é motivo de orgulho para os moradores, que chamam a prefeitura de Palácio D. Pedro II.

lencois bahia 9
Foto via Pinterest

Piranhas conta com uma ótima infraestrutura para o turismo, com uma quantidade razoável de pousadas e restaurantes e atrativos interessantes que rendem bons momentos na cidade.

piranhas centro historico
Foto por Marinelson Almeida

Principais encantos da Lapinha do Sertão:

Rota do Cangaço e Cangaço Eco Parque; Centro Histórico de Piranhas; Museu do Sertão Marília Rodrigues; Torre do Relógio; Mirante da Igreja; Mirante Secular; Povoado dos Entremontes; Usina de Xingó e Cânions do São Francisco, que inclusive tem um post sobre ele.

piranhas torre do relogio
Foto por Marinelson Almeida

A depender da época do ano, a cidade fica lotada e as pousadas escassas. Recomendo que reserve com antecedência para evitar contratempos.

Clique aqui e confira as melhores opções de hospedagem nesse destino.

Gostou das dicas? Que tal ajudar o blog?

Esse e todos os outros conteúdos são mantidos com a ajuda dos leitores. Quando você reserva seu hotel ou passeios com os links daqui, você não paga nada a mais por isso, e eu recebo uma comissão. Ou seja, você aproveita as ofertas e ainda ajuda o De Petrolina para o Mundo.

Assim eu consigo sempre manter o conteúdo atualizado e trazer novas dicas para vocês.

E se você quer um roteiro eficiente no Vale do São Francisco para aproveitar bem o tempo da sua viagem, conhecendo os locais certos e tornar um passeio produtivo, fale comigo.

Sobre a Autora

Sou turismóloga e assessora de Marketing, apaixonada por viagens! Aos 12 anos morei em Petrolina (PE), mas só durou 6 meses! Meu pai já trabalhava no Vale do São Francisco, mas a família não se adaptou… Retornamos para Recife, mas meu pai seguiu indo e vindo Recife/Petrolina. Alguns anos depois a família retornou para o Vale, mas eu só retornei em 2006, casada e com um filho de 2 anos (Caio). Desde então, não saímos mais!! Tivemos uma filha petrolinense em 2008 e amamos morar em Petrolina! Amamos o Vale do SF!!

Posts Relacionados

Newsletter

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.