Rota do Vinho x Vapor do Vinho. Qual passeio escolher aqui no Vale do São Francisco?

Índice Vapor do Vinho ou Rota do Vinho?Essa é uma das perguntas que mais me fazem antes de escolher em qual vinícola ir. Então, se você está pensando em ir…

24 de fevereiro de 2022

Tempo de leitura: 6 min

Um novo mundo de hotelaria, negócios e lazer em Petrolina

Tudo em um só lugar. Cada dia mais completo para você!

Abaixo os links do Hotel Novo Centro:

Rota do Vinho x Vapor do Vinho. Qual passeio escolher aqui no Vale do São Francisco?

Rota do vinho e vapor do vinho. Conheça os passeios no Vale do São Francisco

Vapor do Vinho ou Rota do Vinho?

Essa é uma das perguntas que mais me fazem antes de escolher em qual vinícola ir.

E a resposta que sempre dou é: depende!

Antes de indicar qual a vinícola mais indicada, procuro saber qual o ritmo do grupo ou do casal, assim consigo entender um pouquinho do que esperam do passeio e qual o objetivo da visita.

É só depois dessa conversa que consigo recomendar o roteiro mais adequado e que cumpra às expectativas.

male female hands close up with cocktails

Então, se você está pensando em ir pela primeira vez ou quer levar um grupo de amigos/família, fica aqui que o post hoje é para você!

Vou explicar tu-do sobre cada um. Veja só 👀👇🏻.

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre as vinícolas do Vale do São Francisco. E assim como na Serra Gaúcha tem o Trem do Vinho, aqui no Vale, nós temos o Vapor e a Rota do Vinho.

Pois bem, conhecer as vinícolas da região é uma das atrações principais e que você não pode deixar de fora durante a sua visita pela Califórnia Sertaneja.

Vamos aos roteiros 🍷

Mas já vou logo adiantando que os dois são recheados de experiências inesquecíveis. O roteiro para conhecer a produção de vinhos tropicais começa em Petrolina, é daqui partimos para os municípios de Lagoa Grande, em Pernambuco, ou para Casa Nova, na Bahia.

Tá preparado para desfrutar de vinhos finos e espumantes à beira do Velho Chico?

Rota dos Vinhos (Rio Sol)

Vinhos Rio Sol | Vino Emporium

A Rio Sol é uma vinícola com 120 hectares de área plantada, está localizada a setenta e dois quilômetros de Petrolina, na cidade de Lagoa Grande.

Por lá, são produzidos mais de dois milhões de quilos de uva, como as brancas:  Chenin Blanc, Moscatel e Viognier, e as tintas, como Cabernet Sauvignon, Syrah, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Tempranillo e Merlot.

female wearing overalls collecting grapes vineyard

Os vinhos Rio Sol já foram premiados com excelência tanto no Brasil como no exterior, e possui rótulos que fizeram e continuam fazendo parte de momentos únicos na vida de muitas pessoas.

Sobre o passeio

Esse passeio agrega conhecimento técnico sobre os vinhos, uvas e os seus mais variados tipos. Além de muito lazer, cultura e gastronomia.

Casarão da Rio Sol

Se o seu intuito é conhecer mais sobre os parreirais e plantações em um cenário mágico que atraem visitantes em busca de vinhos e espumantes em meio às mais belas paisagens, é nesse passeio que você deverá investir.

Female in the garden using mobile phone to take orders for her grape. Premium Photo

Aqui você irá envolver-se no Campo, pois é possível provar as uvas; terá a oportunidade de visitar a fábrica, a adega e ainda ganhará uma taça Rio Sol de brinde. E não para por aí, você ainda vai ganhar desconto na loja da fábrica, dá para acreditar?

A ida do hotel até a vinícola é feita de ônibus. Ao chegar você fará um passeio guiado por vários setores da vinícola, com uma atenção especial no parreiral!

image
Foto por Rio Sol

Em seguida, você embarcará no catamarã. O passeio de catamarã dura em torno de 1h e tem parada para banho e degustação de espumantes à vontade durante esse tempo de passeio na embarcação. No almoço, são servidos alguns vinhos para harmonizar com a refeição. Neste momento, você poderá desfrutar um pouco da culinária regional do Vale do São Francisco, com direito a suco e sobremesa. Tudo incluso!

Catamarã Valeturismo

Duração e dias da semana:

O passeio é muito tranquilo, ótimo para relaxar ao lado de pessoas especiais.

Tem início às 8 da manhã e, às 16h você já estará de volta a Petrolina. Ele ocorre aos sábados, nos domingos e feriados, a depender da demanda.

Investimento:

O valor de toda essa experiência é uma taxa de R$180 por adulto (valor a partir de 01 de Março). Crianças de até seis anos não pagam e as que tiverem entre oito e treze anos, pagam metade.

Somos parceiros da Rota dos Vinhos! Então, entra em contato comigo neste link que te ajudo a organizar o seu passeio.

Vapor do Vinho (Miolo)

rota do vinho

“Os vinhedos do Vale do Rio São Francisco possuem a mais avançada viticultura tropical do mundo. Além do Vale do São Francisco, atualmente só encontramos essa viticultura em algumas áreas da Índia e Tailândia”.  – Adriano Miolo

Localizada em Casa Nova, na Bahia, a Vinícola Terranova – Miolo, fica a pouco mais de quarenta e cinco quilômetros de Petrolina/PE. A família Miolo, que trabalha com a vitivinicultura desde 1897, inova em suas produções ano após ano.

O Grupo Miolo conta com mais outras três vinícolas (localizadas no Rio Grande do Sul) e juntos possuem aproximadamente mil hectares plantados.

Sobre o passeio

03
Foto por Vapor do São Francisco

No Vapor do Vinho além de visitar a vinícola Terranova Miolo, você navegará pelo Lago de Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais da América Latina, com 4.214 quilômetros quadrados de área e 32,2 quilômetros cúbicos de água. Esse famoso Lago foi construído com o represamento das águas do Rio São Francisco, um dos mais importantes cursos d’água da América do Sul.

Logo pela manhã, após a chegada na vinícola Miolo, os visitantes conhecem os vinhedos, passam rapidamente pelo parreiral e podem até fazer uma colheita de brincadeira, vêem o processo de produção dos vinhos e, ao final, vão para uma sala e fazem a degustação dos rótulos de vinhos, espumantes e brandy da casa. Tudo é guiado, instruído e explanado pelos técnicos da vinícola.

No início da tarde, começa o passeio pelo Lago de Sobradinho, onde é incluso o almoço regional e um buffet de pratos nordestinos no barco, à vontade.

Aqui, as bebidas, petiscos e picolés são vendidos a parte. Ah! Eles possuem uma excelente variedade de vinhos da Miolo e com preços bem justos! 😉

O passeio é super indicado para os que querem aproveitar o rio, já que demora mais tempo atracado em uma ilha bem no meio do Lago de Sobradinho! Os tripulantes descem com cadeiras e sombreiros e apreciam nosso Velho Chico!

06
Foto por Vapor do São Francisco

A embarcação possui uma excelente estrutura de passeio, como espaço infantil com parque, toboágua, banheiros adaptados para todos os públicos, elevador para cadeirantes e um Jacuzzi, esse último é pago à parte.

Duração e dias da semana:

Esse roteiro é mais animado e ideal para quem quer curtir música ao vivo enquanto aprecia as belezas do São Francisco. O Check In acontece às 8 da manhã, com a saída marcada para às 8h30.

O Vapor do Vinho é um pouco mais extenso que o Rota dos Vinhos, aqui geralmente vai até as 18h e ocorre aos sábados, domingos e feriados.

Investimento:

O valor do passeio completo é de R$198 por adulto e crianças acima de dez anos. As que tiverem entre seis e oito anos pagam a metade e as de até cinco anos não pagam.

Conseguiram escolher ou ficaram ainda mais confusos? 😂

De fato, são passeios incríveis e cada um possui suas particularidades. Se você vier com mais tempo e tiver interesse em fazer um tour pelas vinícolas do Vale, ir nos dois é a melhor opção.

Sou Taís, Turismóloga e apaixonada por viagens.

Não deixe essas experiências  de enoturismo fora da sua viagem, garanto que serão momentos que ficarão guardados para sempre.

Fale comigo agora. Será um prazer montar um roteiro perfeito para você.

Sobre a Autora

TAIS FARIAS
Turismóloga, empresária, criadora do blog De Petrolina para o Mundo e diretora da DPM Turismo.

Posts Relacionados

Newsletter

Comentários

2 Comentários

  1. Avatar

    VAPOR DO VINHO
    Venha ver
    O Vapor do Vinho
    Rasgando o rio
    Sobre Sobradinho.

    Para aportar
    Com carinho
    Ancora na coroa
    Que sobra de Sobradinho.

    É mesmo um mar
    De mareta marinho
    Acalmando o calor
    Pra pescador pegar peixinho.

    Faz a família feliz
    Ou somente sozinho
    Nadar um nado
    Vendo vinha do vizinho.

    Autor: Sebastião Santos Silva de Urandi-Bahia

    Responder
  2. Avatar

    Thais

    adorei as dicas.

    Obrigado

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *