Saiba qual opção escolher na hora de planejar sua viagem
Organizar uma viagem pode parecer simples para os que já estão acostumados com essa atividade (é a minha parte favorita, inclusive 🤩).
E se você é daqueles que ao se deparar com destino cheio de opções e não sabe nem por onde começar ou sempre fica na dúvida entre pacote de viagem ou passeios:
Será que organizo todos os passeios sozinho ou compro um pacote?
O post de hoje é para você!
Os pacotes têm se tornado uma solução mais cômoda para os que não têm tempo. Entretanto, existem vários pontos a serem considerados antes desse fechamento para garantir o sucesso da sua viagem. Vamos lá? 👇
Como aproveitar os pacotes e o que eles entregam 🧳:
Às vezes, organizar a viagem por conta própria pode parecer uma solução mais em conta. Entretanto, pensando nisso, algumas agências de turismo fazem promoções bem interessantes em algumas temporadas do ano.
Ou seja, esse desconto dado pelas empresas pode ser um super diferencial no momento da escolha.
Geralmente estão inclusos: as passagens aéreas, a hospedagem (com café da manhã incluso em alguns casos) e os passeios. Certos pacotes ainda incluem o translado do aeroporto ao hotel e até aluguel de carros.
Vantagens X Desvantagens dos pacotes de viagens 🤔:
Vantagens:
A maior e mais comum é a comodidade. Ao adquirir um pacote você não precisará se preocupar em checar preços de voos e hospedagem e nem buscar por cada passeio. Para quem não tem experiência com esse planejamento, é uma excelente opção.
Outro ponto é que contratempos comuns como cancelamentos e alterações no voo, ficam sob responsabilidade da agência escolhida.
E como o valor é único, é possível parcelar e pagar ao longo do ano. Ao contrário das viagens planejadas por conta, que como possuem vários pequenos gastos, acaba dificultando que você parcele as dívidas.
Desvantagens:
A desvantagem que a maioria das pessoas costumam apontar é que os passeios podem ser limitados e os horários inflexíveis, já que todos possuem hora para acabar e terminar.
E aí você pode ter que abrir mão de algum passeio para ir em algum evento do seu interesse na cidade ou ter que acordar cedo na manhã seguinte mesmo que tenha ficado até tarde em alguma festinha se quiser ir para os passeios com o grupo na manhã seguinte.
Também em relação ao roteiro, se você quiser mais tempo em um dos passeios, terá que custear as despesas extras e perderá o passeio seguinte.
Outra questão é que os voos fretados podem ser remarcados sem aviso prévio, o que pode gerar alguns transtornos. Mas infelizmente… remarcação de voos tem sido um dos grandes problemas de nós, turistas, desde o início da pandemia.
Agora vamos planejar uma viagem por conta própria?
Muito diferente da compra de um pacote, ao escolher organizar sua própria viagem, você ficará responsável por cada detalhe. Fará todo o processo de pesquisa, a compra das passagens aéreas, a reserva no hotel, o aluguel do carro, terá que comprar os tickets para ter acesso aos eventos e tudo mais que for importante para viabilizar a sua viagem.
Vantagens X Desvantagens de fazer tudo isso por conta própria 🤔:
Vantagens:
Para os que curtem analisar e pensar em todos os detalhes, o fato de fazer isso por conta própria é a principal vantagem 😅. Viajar sem estar preso a horários e passeios determinados te dá uma maior liberdade para conhecer o destino da maneira que ficar mais agradável para você e para os seus acompanhantes.
Aqui você não precisará ter uma rotina estabelecida e já começar a curtir a cidade antes mesmo de chegar lá.
Com a flexibilidade de horários você poderá passar o tempo que preferir em cada passeio, sem o risco de ter que abrir mão do próximo. Além de poder preferir não visitar um lugar previsto e ir em outro que não havia entrado no roteiro.
A parte financeira também é um atrativo. Ao realizar você mesmo os passeios, poderá escolher hotéis mais baratos ou mais caros e eliminar taxas decorrentes das contratações por intermédio das agências.
Desvantagem:
O ponto negativo é que essa modalidade exige tempo, muita organização e responsabilidade. Como você ficará responsável por absolutamente tudo, qualquer problema eventual que possa acontecer, precisará resolver sem auxílio.
Uma dica aqui é começar a planejar com bastante antecedência: pesquisar tudo sobre o lugar, se informar sobre vacinas exigidas, hospedagens, transporte, restaurantes, eventos para a data e inclusive, ficar atento às promoções das companhias aéreas.
O que levar em conta na hora de tomar a decisão?
1. Avaliar o grau de complexidade na organização do planejamento. Para destinos menos tradicionais, a recomendação é contratar pacotes de viagem, pois nada melhor do que ter um auxílio de um profissional especializado.
2. Saber se o pacote a ser escolhido atenderá todas as suas necessidades. Se está incluso passeios que você quer muito ir, hospedagem que se encaixe no seu perfil, alimentação, translados, entre outros. Confirme também o tipo de transporte (aéreo ou terrestre).
3. Simule os gastos. Analise quanto custaria organizar tudo sozinho e quando você precisaria desembolsar para adquirir um pacote.
4. Pondere o tempo que você precisaria para planejar a sua viagem. Caso tenha deixado para última hora ou não tenha muito tempo disponível, convém adquirir um pacote.
Conclusão
Agora me conta: o que é mais importante para você? Comodidade para deixar que um especialista resolva tudo para você ou flexibilidade para escolher cada detalhe do roteiro?
E para viajar mais pagando menos, confira o post que preparei sobre como juntar milhas mais rápido.
E se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com um amigo que está pensando em viajar e ajude mais gente a sanar essa questão!
BÔNUS: clique aqui e adquira um e-book com 10 passos de como planejar a sua viagem.
0 comentários