Fernando de Noronha: um guia completo para conhecer a “Esmeralda do Atlântico”

Que os destinos nacionais estão super em alta é um fato! Porém, existe uma lista seleta de lugares mais desejados pelos brasileiros para curtirem as férias. E Fernando de Noronha,…

9 de dezembro de 2021

Tempo de leitura: 17 min

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Fernando de Noronha: um guia completo para conhecer a “Esmeralda do Atlântico”

Que os destinos nacionais estão super em alta é um fato! Porém, existe uma lista seleta de lugares mais desejados pelos brasileiros para curtirem as férias.

E Fernando de Noronha, com toda a sua beleza, assume um lugar de destaque no ranking de muita gente (inclusive no meu 😎).

Se também é o seu caso e você mal pode ver a hora de conhecer esse paraíso, vem comigo que o post hoje vai te ajudar a montar essa viagem dos sonhos.

Fernando de noronha. Dicas de viagem
Foto: acervo pessoal

Esmeralda do Atlântico

Fernando de Noronha tem esse título por conta das suas águas cristalinas e toda exuberância do verde-esmeralda que habita em cada pedacinho da ilha. Este nome traduz em poesia tudo que é esse local 💚.

O colorido arquipélago brasileiro pertence ao estado do meu amado Pernambuco e fica localizado a 542 quilômetros de Recife e 377 quilômetros de Natal.

Em 2001 foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. 

Fernando de Noronha em Pernambuco
Foto: acervo pessoal

Como chegar

Só é possível ir até lá de barco ou avião. No caso dos voos, que é a maneira mais comum, eles partem de Natal ou de Recife e vão direto para a Ilha. Demora cerca de uma hora saindo das duas cidades.

Mas se você estiver em uma cidade diferente dessas, é preciso fazer conexão em uma delas. Como moro em Petrolina, fui até Recife e de lá, voei até a Ilha.

Vê só como fiz no avião: De Recife para Noronha, marquei meu assento do lado esquerdo para apreciar o Morro Dois Irmãos ao chegar.

Já de Noronha para Recife, sentei do lado direito e vi a Ilha como um todo. Mas fique ligado, pois se piscar na ida, perderá a vista do Morro. É rápido d-e-m-a-i-s. Na volta, a imagem da Ilha fica por muito mais tempo. Tenho certeza que isso é proposital para que a saudade comece a bater e a gente não veja a hora de voltar hahaha.

Prestenção: Essa dica vai variar de acordo com a direção do vento, que determina o pouso da aeronave, mas é assim na maioria das vezes. E caso tenha surgido a dúvida se do lado direito de quem está sentado ou de quem está entrando, é de quem está sentado, tá? Tira um print dessa dica e capricha na foto.

“Já tô com a roupa de ir, me fala sobre as passagens”

É para já! Quanto às passagens, a recomendação é que você compre as suas com bastante antecedência pois os valores não costumam ser baratos e as promoções também não são constantes.

Mas calma, dá pra ir usando milhas 🤩

Para descobrir qual é a quantidade exata de milhas que você irá precisar, consulte os canais do programa de fidelidade que você participa, pois os valores podem alterar de um programa para outro.

Aqui vai a dica de dois aplicativos para te ajudar nessa empreitada:

Melhores Destinos e o  Skyscanner. Dois apps para você acompanhar as passagens disponíveis com preços promocionais. 

Paga para entrar em Fernando de Noronha?

Sim, todos os turistas (individualmente) devem pagar uma taxa diária de preservação ambiental. Hoje, novembro de 2021, custa R$79,20/dia. Noronha é um berço natural riquíssimo em fauna e flora, por isso, é primordial que cuidemos dele.

Veja aqui mais informações.

Você pode pagar antecipadamente, basta preencher o formulário e gerar um boleto no site oficial. Caso queira pagar na hora, irá encarar uma fila que varia de tamanho de acordo com a época do ano. 

Além dessa taxa, existe também a tarifa de entrada do Parque Nacional. Essa é opcional, mas você vai querer pagar 😅. Isso porque algumas trilhas passam por dentro do parque, como a Trilha do Golfinho, a Praia do Sancho e a Praia do Sueste. O valor dela é R$126/pessoa e te dá acesso por dez dias.

Do aeroporto para a pousada

A ilha possui a menor rodovia federal já registrada. Mas se você não a conhece muito bem, andar por lá sem auxílio de um guia pode ser perigoso, além de atrasar seu cronograma. Optamos pelo Transfer (aeroporto-pousada) neste primeiro momento.

Alguns hotéis disponibilizam esse serviço juntamente com a hospedagem, foi o caso do hotel que ficamos, Dolphin, que também incluiu o transfer da volta (pousada-aeroporto). 

Fernando de noronha. Dicas de viagem
Foto: acervo pessoal

Mas se o seu hotel ou pousada não tiver Transfer incluso, a Atalaia Noronha, empresa que escolhemos para fazer os passeios, e maior da ilha, também possui esse serviço.

O Transfer-In é baseado no horário que você chegará em Noronha, já o Transfer-Out é agendado para 1h20 antes do voo.

Passeios em Noronha

A Atalaia Noronha além de oferecer o serviço de Transfer, também é, sem dúvidas, a melhor operadora de passeios. Estão no mercado desde 1992. Todos os passeios incluem o transfer climatizado e eles são associados da ABETA.

Garanto de olhos fechados que você terá muito mais comodidade e uma experiência sem igual. Nesse momento, escolha quem mais entende de passeios, afinal, nessa viagem só queremos esquentar a cabeça com o sol, não é mesmo?

Vamos aos passeios?! 💨

Expedição de Canoa Havaiana

Aqui você irá vivenciar a navegação das embarcações milenares do Triângulo Polinésio.

A proposta da expedição é aventura e contemplação no cenário paradisíaco da Ilha de Fernando de Noronha. 

A expedição tem saída na Praia do Porto, passando pelo Air France, Rugido do Leão, Praia do Cachorro, Praia do Meio e Conceição, com parada para banho/mergulho. Ahhhh, e você ainda ‘corre o risco’ de ter a companhia dos  golfinhos durante parte do passeio!

Ilha Tour

Um passeio completo por toda a Ilha. O Ilha Tour te leva para praticamente todos os lugares possíveis, explorando o que há de mais intenso em Fernando de Noronha. Passeio indispensável para quem vai à ilha pela 1ª vez!! Super completo! Ideal fazê-lo no seu 1º dia de passeio.

Fernando de noronha. Dicas de viagem
Foto por: Atalaia Noronha

     

Passeio de barco

É o passeio mais tradicional da Ilha. Sabe aquelas cenas que a gente vê na internet dos golfinhos rotadores acompanhando o barco? É nesse passeio que existe essa possibilidade. Fique atento para as boas-vindas desses ilustres moradores.

Mergulho batismo

Um mergulho conhecido no mundo inteiro. Não precisa ter experiência em mergulho para desfrutar desse passeio, pois no barco você receberá todas as instruções necessárias e ficará sob supervisão do instrutor.

Você poderá chegar até doze metros de profundidade. Uma oportunidade sem igual de conhecer o fundo do mar, repleto de vida marinha.

Dica preciosa: não esqueça a câmera subaquática. Uma informação importante: você não deve fazer esse passeio com menos de 24h após o seu voo e nem faltando 24h para seu retorno, para evitar uma descompressão. 

Entardecer

Aqui você irá visualizar de um jeito nada convencional as cores e os animais do mar de Fernando de Noronha. O que se vê nesse passeio, não se vê em nenhum outro.

Pode mergulhar se quiser, sendo puxado pelo barco. Você comanda a profundidade que quer descer com a pranchinha ou pode ficar só com o rosto na água, olhando tudo. Verá peixes, arraias e tartarugas marinhas.  Além da atividade com a prancha subaquática, você passará de barco até o Morro Dois Irmãos e saboreará um delicioso churrasco a bordo.

Esse passeio é delicioso! Contemplar o pôr do sol dentro do mar de Noronha é incrível!

Momentos que ficarão guardados para sempre.

Trilha Costa Dos Mirantes

Esse passeio acontece de manhã cedo e você irá conhecer três mirantes incríveis cheios de aves e seus ninhos.

O Mirante dos Golfinhos é o primeiro, passaremos depois no Mirante do Sancho e chegaremos no Mirante Dois Irmãos, o mais famoso de todos.

Fernando de noronha. Dicas de viagem
Foto: acervo pessoal

Por lá encontramos biólogos, que além de nos contar curiosidades sobre essas espécies encantadoras, disponibilizam binóculos para que a gente observe os animais presentes por lá. 

Trilha Costa Esmeralda

Este tour é feito a pé pelo lado da ilha voltado para o continente, chamado de mar de dentro. Suas águas são tranquilas e esverdeadas.

O percurso começa pelas Vila dos Remédios, passa pelas praias do Cachorro, Meio e Conceição, encosta do Morro do Pico e pelas praias do Boldró, Americano, Bode, Cacimba e Baía dos Porcos.

O elemento principal que precisa ser levado para esse passeio é o fôlego. Essa trilha exige muita caminhada e parte do trajeto é em terrenos com pedras, areias e subidas.

Trilha do Piquinho

Essa trilha é bem diferente. É sombreada no início pela vegetação e segue até a base do morro do Piquinho.

Lá do alto, a vista é de quase 360° da ilha. 

Trilha Costa Azul

Este circuito também é realizado a pé e ao contrário da Trilha Costa Esmeralda, este contempla o mar de fora. É quase toda dentro do Parque Nacional Marinho. A paisagem tem aspecto de selva e é mais reservada.

O Roteiro da Atalaia passa pelo Forte São Joaquim do Sueste, mirantes das Caracas, Maré Gráfica e praia do Leão, onde tem uma pausa para banho.

Depois o passeio segue de carro para o outro lado da ilha e você conhecerá as praias: Caieira, Buraco da Raquel, Alagados dos tubarões e a Ponta do Air France, local especial, onde o mar de fora encontra com o mar de dentro.

Trilha Morro São José

O Morro São José é a única ilha secundária, fora da ilha principal, que pode ser visitada. Na ilha, será possível conhecer uma belíssima piscina natural que renderá muitas fotos e lembranças incríveis.

Também veremos de perto a geologia de origem vulcânica da ilha.

Fernando de noronha. Dicas de viagem
Foto por: Atalaia Noronha

Trilha Capim Açu

Essa é a maior trilha da ilha e exige um bom condicionamento físico pois encontraremos no caminho muitas subidas e descidas fortes. Os mirantes compensam o esforço e permitem admirar dois lados de Noronha. Um visual exclusivo desse passeio.

Há ainda a possibilidade de visitar o Farol da Sapata pois seu único acesso é por essa trilha. Depois da descida iremos nos refrescar em piscinas naturais e conhecer a caverna do Capim Açu. 

Trilha dos Abreus

Esta aventura também é  dentro do Parque Nacional Marino. A trilha consiste na visitação da enseada dos Abreus, um lugar resguardado e com piscinas naturais que possuem normas específicas para sua preservação.

Para os amantes de mergulho, Fernando de Noronha possui outros dois passeios especiais. A Travessia (mergulho livre) e o Mergulho Credenciado. Se você tem uma credencial de mergulho, mesmo sendo nível básico, não perca a oportunidade!

Caminhada pelo sítio histórico de Fernando de Noronha

Este lugar guarda mais de 500 anos de história do Brasil,o que torna o arquipélago, além de patrimônio natural, um patrimônio histórico. Ele fica localizado na Vila dos Remédios. O palácio de São Miguel, a igreja e o forte de Nossa Senhora dos Remédios, casas antigas e o museu são algumas relíquias que você conhecerá durante essa caminhada, que dura cerca de três horas e ainda passa por três praias. Não esqueça de passar protetor solar, ir de tênis e levar roupas de banho.

Para quem não curte passeios em grupo, saiba que quase todos esses passeios podem ser feitos de forma privativa, também pela Atalaia Noronha.

Museu do Tubarão

Fui com o meu esposo com o carro que nós alugamos. O Museu do Tubarão é um lugar para conhecer os hábitos de vida desse peixe temido por tanta gente. Além de contar com esculturas ao ar livre e lojinha de suvenires.

O restaurante do Museu possui um super visual e serve vários pratos, como moquecas e frutos do mar. Mas o prato principal é o bolinho de bacalhau, feito com mandioca e carne de tubarão, marca registrada de Noronha.

Em toda lua cheia a organização do Museu organiza um luau. Amamos ver a lua nascer, até brindamos com um belo espumante servido pelo local. Uma experiência e tanto.

Vamos às praias?

Sou fascinada pelo mar e a transparência das águas de Noronha foi uma verdadeira harmonia para os meus olhos. 

Praia de Atalaia

Essa visita é um dos atrativos mais procurados do local. Aqui você terá a oportunidade única de mergulhar em um aquário natural e observar a vida marinha em seu habitat natural. A piscina se forma na maré seca e pode ser visitada todos os dias, mas por uma quantidade limitada de pessoas, pois se trata de um ecossistema frágil.

Baía do Sueste

Um dos tantos lugares especiais de Noronha. Mar calmo, fauna rica e águas perfeitas para um mergulho livre.

Aqui o visitante pode escolher pelo mergulho guiado por uma trilha submarina e ver as tartarugas marinhas em momentos de descanso e durante sua alimentação. Como é rico em biodiversidade, você também poderá encontrar lagostas, polvos, pequenos tubarões, raias e uma infinidade de peixinhos coloridos.

Praia do Sancho

Isolada, coberta por vegetação nativa e limitada por uma alta falésia, a Praia do Sancho foi eleita cinco vezes como a melhor praia do mundo. Será que é bonita? Sua faixa de areia branca divide a água cristalina em vários tons e é uma das melhores do Brasil para mergulhos livres sem causar danos aos corais.

Sim! É essa famosa praia que você só consegue chegar de barco ou descendo uma escada entre as rochas. Passei anos e anos pensando se conseguiria descer, no dia que fosse a Noronha… mas CONSEGUI! Sou claustrofóbica e sobrevivi! Você conseguirá também! 

Praia do Leão

Esse nome faz referência à ilha em frente, que lembra a figura de um leão-marinho deitado. Ao lado, no Morro da Viuvinha vemos uma infinidade de ninhos de aves. Esta praia tem o maior índice de desova de tartarugas marinhas de Fernando de Noronha. Acontece entre abril e julho e os turistas podem acompanhar esse espetáculo, sob supervisão do Projeto Tamar.

Baía dos Porcos

Com seus 100 metros de extensão, foi eleita diversas vezes a praia mais bonita do Brasil. É cartão-postal de Fernando de Noronha e oferece aos turistas a chance de mergulhar aos pés do Morro Dois Irmãos. É preciso um pouco de disposição para se chegar a este paraíso, pois é necessário caminhar por quinze minutos por areia e pedras. Mas vale o esforço, sua faixa de areia e pedras vulcânicas pretas compõem um cenário que parece que foi feito à mão.

Fernando de noronha. Dicas de viagem
Foto por: acervo pessoal

São Pedro do Boldró 

O Mirante do Boldró e Forte do Boldró são um dos lugares para terminar o dia em Noronha. Isso porque o pôr do sol lá é excepcional. Do mirante, você verá as águas cristalinas que se encontram com o sol, um espetáculo.

Praia da Conceição

Um point em Noronha. É uma praia ampla e com areia fina e fofa perto da água.

Ótima para jogar bola e observar o pôr do sol. Possui ondas fortes, principalmente de dezembro a março. A coloração da água é muito bonita e por ser uma praia grande, oferece a tranquilidade que muitas pessoas procuram. 

Cacimba do Padre

É aqui que está localizado um dos principais cartões postais da ilha, o Morro Dois Irmãos. É também um dos melhores lugares do mundo para o surf.

Porto Santo Antônio

É onde chegam os barcos que abastecem a ilha e o local de saída para os passeios turísticos. Possui uma pequena praia de areia, com águas calmas. Também possui boas ondas para os amantes de surf.

Praia do Meio

Localizada entre a Praia do Cachorro e Conceição, é uma das mais próximas da Vila dos Remédios e por isso uma opção para quem não quer andar muito para dar um mergulho no mar. 

LTEnergyPic4 3
Foto por: acervo pessoal

Praia do Cachorro

Também é muito perto da Vila dos Remédios e uma perfeita opção para banhos perto das pousadas. 

Em algumas épocas do ano, há bastante pedras, mas em determinadas áreas (especialmente no lado direito) há mais areia. Dependendo das condições do mar, aproveite para ir ao Buraco do Galego, uma piscina natural profunda e belíssima. 

Para os que buscam praias com mais estrutura, essa é a melhor opção. 

Mas será que é muito caro conhecer todo esse paraíso?

Bom, se a gente considerar outros destinos dentro do Brasil, Fernando de Noronha é um dos mais caros para visitar. Tanto por causa das passagens, como pelos preços de hospedagem, alimentação e passeios.

Mas, é possível conhecer essa ilha com um pézinho na economia e ainda aproveitar todos os passeios. Como por exemplo, fazer escolhas mais simples na hora de comer, comprar água e lanches no mercado e fazer uma lista de viagem completa (link do roteiro perfeito), para não ter que comprar acessórios e produtos esquecidos.

“Agora só falta falar sobre onde ficar”

Ahh, a hospedagem… 😍 Minha indicação, sem sombra de dúvidas, é o Dolphin VillaHotel Noronha! Gente do céu, que lugar espetacular.

Fernando de noronha. Dicas de viagem
Foto por: acervo pessoal

Imagina passear o dia inteiro por Fernando de Noronha e quando chegar no hotel permanecer cercado por uma beleza espetacular e com uma experiência acolhedora e elegante. 

É exatamente isso que você irá encontrar nesse refúgio bem intimista. 

Fernando de noronha. Dicas de viagem
Foto por: acervo pessoal

O local oferece café da manhã, atendimento personalizado, piscina com bar, jacuzzi, apartamento com música, vaporizador com aroma e muito mais. 

O Acqua é o restaurante do hotel, é aqui que os cheiros, cores e o astral de Noronha se transformam nos sabores mais inesquecíveis da sua vida.

Uma culinária bastante afetiva e com muita tradição. Amamos tudo que experimentamos lá!

Não podemos dizer que suas tarifas são baixas, mas o hotel oferece promoções em algumas épocas do ano. Segue lá nas redes sociais e fique ligado.

Fernando de noronha. Dicas de viagem
Foto por: acervo pessoal

Aluguel de carros

Minha sugestão (e foi o que eu fiz), é fazer os passeios do pacote Atalaia, onde o transporte já é incluso e nos últimos dias alugar um carro para repetir as experiências que mais gostou ou viver novas, com passeios que não estavam inclusos nos pacotes selecionados, com muito mais privacidade e liberdade de horário.

Nesse momento contamos com a equipe Falcão 4×4 Noronha.

Eles possuem carros com ar condicionado e adequados para passar por todas as trilhas sem problemas.

Ponto para viajar? Atenção às exigências em relação à pandemia:

A partir do dia 1º de outubro, passou a ser exigido que o turista apresente o comprovante de vacinação contra a Covid-19 emitido através do Conecte SUS. Você precisa ter tomado a segunda dose há mais de vinte e um dias ou a primeira dose + resultado negativo para um RT-PCR realizado no máximo 48 horas antes do embarque. 

Onde fazer 👈

Já a partir do dia  1º de dezembro, só será permitida a entrada mediante a apresentação da carteirinha com as duas doses da vacina. Confira todo o protocolo sempre atualizado: https://www.sounoronhainformacoes.com/

Eu mal voltei e já estou saudosa desse capricho de Deus na terra. Completamente apaixonada pelas praias e pela experiência dessa ilha tão famosa no Brasil e no mundo. 

E agora que você sabe exatamente todas as possibilidades para serem exploradas em Fernando de Noronha, é só arrumar as malas e partir.

Lembre-se de preservar a região para garantir que essa riqueza brasileira seja admirada pelas próximas gerações também.

Lembrando que ao comprar seus pacotes pelo meu link de afiliado, você ajuda a manter o De Petrolina Para o Mundo, e o melhor, sem pagar absolutamente nada a mais por isso.

Sobre a Autora

Sou turismóloga e assessora de Marketing, apaixonada por viagens! Aos 12 anos morei em Petrolina (PE), mas só durou 6 meses! Meu pai já trabalhava no Vale do São Francisco, mas a família não se adaptou… Retornamos para Recife, mas meu pai seguiu indo e vindo Recife/Petrolina. Alguns anos depois a família retornou para o Vale, mas eu só retornei em 2006, casada e com um filho de 2 anos (Caio). Desde então, não saímos mais!! Tivemos uma filha petrolinense em 2008 e amamos morar em Petrolina! Amamos o Vale do SF!!

Posts Relacionados

Newsletter

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.