5 dicas para um roteiro perfeito no Vale do São Francisco

Quer arrasar com um roteiro imperdível pelo Vale do São Francisco? Siga essas 5 dicas que trago pra vocês e tenha uma viagem inesquecível pelo sertão regado a muita água,…
Dicas de Roteiro pelo Vale do São Francisco

13 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 8 min

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

5 dicas para um roteiro perfeito no Vale do São Francisco

Fala a verdade, minha gente! Não tem nada pior do que chegar ao seu destino cheio de expectativas e se deparar com vários imprevistos que podem frustrar a experiência da sua viagem, não é mesmo?

Imprevistos podem acontecer, mas eu estou aqui para compartilhar com você 05 dicas que vão te ajudar a criar um roteiro perfeito para você curtir tudo que há de melhor no Vale de São Francisco.

A palavra que vai guiar a nossa conversa hoje é: Organização

Viajar quase sempre gera em nós muitas emoções e aquele friozinho na barriga. A vontade mesmo é fazer as malas e “pôr o pé na estrada”, mas a primeira dica que eu te dou é:  se organize!

Coloque no papel todas as informações importantes. Esse é um dos passos para montar o seu Roteiro de Viagem. Com ele você vai evitar muitas dores de cabeça e tornar a viagem produtiva, maravilhosa e bem aproveitada. Quando bem-feito ele te ajuda a aproveitar melhor tudo que o Vale de São Francisco tem a oferecer, garante uma viagem mais segura, evita despesas desnecessárias e possíveis contratempos.

Viajar é um momento de lazer e descanso, seja com a família, amigos ou sozinho e eu sei que o que você não quer, é chegar aqui e ficar sem saber o que fazer, e olha que o Vale tem muito a oferecer a seus visitantes!

Por isso, eu vou compartilhar com você um Guia Completo com 05 Dicas Importantes para montar um roteiro perfeito e curtir o Vale com as melhores programações.

conteudo 3.2 1200 px

1 – Planejamento prático

Um roteiro de viagem bem elaborado começa com o planejamento. Antes de começar a arrumar as malas e pôr o pé na estrada, você precisa pensar em tudo que pode interferir no sucesso da sua viagem e tudo que você vai aproveitar, como desejos, visitas, tempo, clima e mais detalhes especiais que você vai saber logo abaixo.

2 – Orçamento e tempo bem aproveitados

Qual o orçamento previsto para sua viagem? Essa pergunta vai te ajudar a definir quais passeios irá realizar e quantos dias serão de viagem. E na verdade, essa dica requer bastante atenção em cada pergunta, para você conseguir chegar na resposta ideal e assim definir o tempo e orçamento exatos que seus limites permitem.

Vou te ajudar com algumas perguntas e reflexões nesta fase. Separe seu local de anotação e vamos seguindo esses passos:

Tipo de Hospedagem

Escolha o tipo de hospedagem que pretende ficar, por exemplo, hotel ou casa de temporada.

Transportes

Quais os meios de transporte você prefere usar? A depender do local que vai ficar, como você vem até Petrolina e quantas pessoas estarão com você nesse passeio incrível, são as variáveis que irão definir qual o meio de transporte é mais vantajoso.

Aqui no Vale do São Francisco os 2 principais passeios são os: Rota dos Vinhos e o Vapor do Vinho. Para ambos, você não vai precisar de carro, pois os passeios incluem transfer de ida e de volta. À noite, você pode utilizar Uber ou contratar um carro de passeio com motorista, e se você optar pelo motorista, te ofereço esse serviço com parceiros profissionais.

O aluguel de carro é uma ótima opção para o dia que você separar para explorar a região, e a sugestão é um City Tour com um guia de turismo. Tendo vaga no seu carro, ele vai junto com você e o custo fica menor 😉 . E olha só, você optando pelo Guia de Turismo para seu roteiro no Vale do São Francisco, fale comigo pelo canal de atendimento, e indicamos o guia ideal para o seu roteiro.

Mas afinal, Taís, qual transporte vou decidir? O certo agora é fazer uma reflexão com as informações que você anotou para definir o meio de transporte ideal.

Vapor do vinho dica de roteiro vale do são francisco
Vapor do Vinho na Barragem da Hidroelétrica de Sobradinho/BA

Taís Farias está aqui para te ajudar a montar o seu roteiro!

E já te conto logo que tenho expertise em Roteiros no Vale do São Francisco e posso ajudar você da melhor forma possível a montar o roteiro ideal para passeios aqui com excelente custo-benefício. Você merece ficar sossegado e curtir cada minuto por aqui, essa é minha missão.

Não podemos esquecer da comida!

Outro ponto importante é definir o Guia Gastronômico. Isso também vai depender muito de quais são suas preferências e daqueles que estão vindo contigo. No Vale do São Francisco somos prestigiados com uma gastronomia fantástica, desde pratos regionais como o Carneiro Assado a restaurantes de sushi de dar água na boca. Além disso, temos moquecas e assados de peixes, acarajé, frutos do mar, massas e muito mais. Clique aqui para encontrar o Guia Gastronômico que listei para ajudar você em seu roteiro.

Bode Assado Dica de Roteiro Vale do São Francisco
Bode Assado no Bodódromo em Petrolina/PE. Foto: Paula Theotônio

E quais os melhores roteiros de passeios que tem disponíveis?

Sobre os passeios que prefere fazer, tudo vai depender do seu estilo e objetivos da viagem, não é mesmo? Seja pela companhia de viagem, sozinho, com família ou em grupo, essas definições irão nos mostrar os melhores locais para montar o seu roteiro de viagem em Petrolina.

Com tantas experiências vividas e tantos roteiros montados, posso te ajudar a encontrar locais de passeios, é só dar uma olhada aqui. Navegue, ‘se aprochegue’ em nosso clima delicioso para aproveitar bem a sua viagem por Petrolina e região.

“Quero levar uma lembrança de Petrolina comigo! Onde posso comprar?”

E ainda tem mais! Você é daqueles(as) que adora levar lembrancinhas? Se isso não pode faltar, é mais um ponto importante para montar no orçamento dessa viagem maravilhosa. Temos bastante valorização da cultura regional transformada em diversos tipos de arte, como quadros, carrancas e diversos objetos nordestinos que vão deixar você e sua família apaixonados ao primeiro olhar.

E vem cá, já não vejo a hora de saber quais são seus planos por aqui, Petrolina é um lugar apaixonante!

Tudo isso que já conversamos acima, influencia diretamente no seu orçamento. E é claro, deixe sempre uma gordurinha para as eventualidades. Durante todos esses anos que trabalho assessorando turistas, elaborando roteiros aqui no Vale de São Francisco e viajando pelo mundo, aprendi que os imprevistos são mais comuns do que muitos pensam e devemos tem uma atenção especial a eles. Por isso, um roteiro bem feito evita contratempos, e até mesmo o valor extra deve entrar no seu cronograma.

3 – Sobre a melhor época para visitar-nos

Ah, gente, aqui em Petrolina o calor predomina, mas em maio, junho e julho temos o prazer de sentir um friozinho que vem acompanhado da época junina tão querida e esperada.

E o que você prefere, aproveitar o sol com passeios de lancha no Rio São Francisco e a noite curtir uma brisa em um restaurante à beira do rio ou prefere curtir os quitutes juninos aqui no Vale do São Francisco?

Claro que existe muito mais a se fazer para montar teu roteiro, mas te contando assim, já te ajudo a definir a época que pretende viajar. No mais, é essencial planejar a data de acordo com o seu período de férias ou com seu estilo de vida.

No geral, aqui o ano todo tem muito o que fazer, indicamos passeios gostosos de viver e fazer parte da sua história. Qual a data ideal para você? Se ainda não sabe, posso ajudar a definir a partir do nosso procedimento de montagem de roteiro para o Vale do São Francisco.

4 – Hospedagem em Petrolina

No Vale do São Francisco você pode escolher desde chácaras até um hotel para se hospedar, tudo vai depender do tipo de experiência que você busca, e também do seu orçamento.

           Qual seu objetivo de viagem? O objetivo vai ajudar a definir o perfil da sua hospedagem. Aqui na capital do sertão temos hotéis, apartamentos para temporada, hostel e chácaras belíssimas, algumas à beira do Rio São Francisco com piscinas e muito mais.             Aqui no blog tenho um Guia de Hospedagem para você conhecer, são os  melhores locais em Petrolina de acordo com a categoria que melhor se encaixa no perfil da sua viagem.

5 – Escolha as principais atrações

Pesquise pelas principais atrações do seu destino, aquelas que você gostaria muito de conhecer. Não tem coisa pior do que fazer uma viagem e retornar para casa com aquela sensação que ficou faltando algo, concorda?

No Vale do São Francisco os passeios turísticos mais procurados são o “Vapor do Vinho” e o “Rota dos Vinhos”. Além dos passeios de lancha ou catamarã pelo Rio São Francisco ideais para registrar com fotos lindas e um banho delicioso de água doce.

A minha dica é pesquisar no google ou me consultar, tenho muito a contribuir para uma viajem bem aproveitada. Se você for montar o seu roteiro, procure sobre média de valores de alguns passeios, sobre locomoção, se é recomendado para crianças/idosos, se é mais indicado para famílias ou solteiros, enfim… quanto mais informações você tiver a respeito do passeio, maior são as chances de correr tudo bem e você aproveitar ao máximo.

Vinícola Rio Sol Dicas de Roteiro Vale do São Francisco
Vinícola Rio Sol em Lagoa Grande/PE

Agora me conta como ficou seu roteiro!

Me conta como você finalizou o seu roteiro, clica no botão do WhatsApp aqui no blog e compartilha comigo se a dica deu certo ou se tem alguma dúvida, tenho maior prazer em responder.

Se você não me conhece ainda, sou Taís Farias, Turismóloga, especialista em Gestão da Qualidade de Serviços e o meu maior prazer é contribuir positivamente na sua experiência aqui no Vale do São Francisco.

Tenho incontáveis experiências positivas com turistas e crio roteiros incríveis de acordo com o seu desejo de viagem. Conte comigo para fazer todo o seu planejamento e criar um roteiro inesquecível. O Vale de São Francisco tem uma paisagem linda, gastronomia deliciosa, pessoas maravilhosas e acolhedoras e o roteiro certo vai ajudar você a aproveitar muito bem cada segundo!

“Quero ajuda para montar um roteiro de viagem produtivo no Vale do São Francisco”

Se você quer ir direto ao ponto e ganhar tempo, posso te ajudar a montar seu roteiro de viagem. Aqui em Petrolina-PE, Juazeiro-BA, Sobradinho-BA, Lagoa Grande-PE e demais cidades da região, temos uma variedade de lugares para você conhecer e desfrutar da agricultura, dos melhores vinhos e água doce do Rio São Francisco, passeios lindos, deliciosos, gastronomia fantástica para todas as pessoas.

Fale comigo agora, vamos juntos agilizar a sua viagem!

Sobre a Autora

Sou turismóloga e assessora de Marketing, apaixonada por viagens! Aos 12 anos morei em Petrolina (PE), mas só durou 6 meses! Meu pai já trabalhava no Vale do São Francisco, mas a família não se adaptou… Retornamos para Recife, mas meu pai seguiu indo e vindo Recife/Petrolina. Alguns anos depois a família retornou para o Vale, mas eu só retornei em 2006, casada e com um filho de 2 anos (Caio). Desde então, não saímos mais!! Tivemos uma filha petrolinense em 2008 e amamos morar em Petrolina! Amamos o Vale do SF!!

Posts Relacionados

Newsletter

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.