7 praias incríveis para você conhecer no nordeste

Quando falamos em férias, já vem à nossa cabeça: praia de água limpa, areia clara, peixinho fresco, queijo assado, caldinhos, bebidas geladas… hmmm, só de pensar nessa cena já nos…

1 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 7 min

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

7 praias incríveis para você conhecer no nordeste

Quando falamos em férias, já vem à nossa cabeça: praia de água limpa, areia clara, peixinho fresco, queijo assado, caldinhos, bebidas geladas… hmmm, só de pensar nessa cena já nos sentimos mais relaxados e bate aquela vontade de fazer as malas, não é mesmo? 

praias incríveis e drinks

Chega mais, verão!

Com a chegada dessa estação, já começam os preparativos para as viagens de fim de ano. Por isso preparei essas dicas incríveis para os Petrolinenses ou para você que está buscando conhecer o Nordeste mais de perto! ☀

Então se você está planejando ir para uma praia maravilhosa no nordeste, mas não sabe qual escolher, essas sete dicas irão te ajudar (ou te deixar ainda mais indeciso, afinal, possuímos praias de dar inveja em qualquer outro lugar do mundo 😌)

Vamos conhecer 7 praias localizadas no nordeste brasileiro?

(a ordem é meramente ilustrativa 😆)

Praia de Carneiros

Fica localizada em Tamandaré (pouco mais de 100km de Recife e 50km de Porto de Galinhas). Com um mar de água cristalina, cercada por coqueiros. Charmosa e histórica, Carneiros é uma das praias mais bonitas do Brasil. 

Com vários restaurantes, bangalôs, flats, pousadas e resorts, Carneiros é perfeita para ir com a família inteira, sozinho ou em casal. A igreja de São Benedito do século XVIII (famosa igrejinha de Carneiros) é palco de muitos casamentos e a praia é uma das mais procuradas de Pernambuco para luas de mel.

praia de carneiros com vista para capela de são benedito
Praia dos Carneiros – Tamandaré | Foto via Zarpo Foto via Zarpo
praia de carneiros com vista para capela de são benedito
Igrejinha dos Carneiros | Foto via Zarpo
Capela de São Benedito - igrejinha dos carneiros

Capela de São Benedito – igrejinha dos carneiros | Foto via Zarpo

A melhor época para agendar sua viagem para curtir a praia de Carneiros é entre setembro e março, e dentre esses, os meses mais procurados são novembro e dezembro, quando as chances de chuvas são baixas e claro, para aproveitar as festas de fim de ano. A alta temporada é de dezembro a fevereiro.

Esse com certeza é um dos lugares considerados roteiro obrigatório em algum momento da sua vida.  

Praia de Antunes 

Você já deve ter escutado falar sobre as praias de Maragogi, e elas não são um sucesso à toa. A água azulada e o mar calmo fazem um verdadeiro convite para qualquer pessoa que queira passar suas férias de verão na praia chamada de “Caribe Brasileiro”.

Em Maragogi você irá encontrar diversas praias e o acesso a elas é muito simples. Mesmo se você não tiver carro, conseguirá visitá-las sem passar muito tempo no trajeto. Mas o foco hoje vai ser para a praia de Antunes, a mais famosa de todas!

Quem conhece Maragogi diz que essa é a melhor praia da cidade. Ela possui água bem azul, sem ondas (por isso há quem diga que parece o Caribe 😎) e fica bem próxima ao centro da cidade.

Quando a maré está baixa formam-se as piscinas naturais com água morna e transparente, garantindo um banho maravilhoso (apenas se atente à presença de corais para não se machucar). As redes no mar garantem fotos ótimas na sua viagem.

Pontal de Marinha Farinha

Localizada em Recife, é uma das praias do Nordeste que não pode ficar de fora da sua lista. O mar é tranquilo, a água é calma e quentinha e atrai os turistas que estão em busca de um clima mais rústico. Sua vegetação nativa e os seus coqueirais deixam o local ainda mais incrível.

A prática de esportes náuticos como caiaque, jet-ski, windsurf e megulho são bem comuns graças às águas claras e rasas dessa praia. A praia de Maria Farinha possui quatro quilômetros de extensão e é cercada por muitos mangues e coqueirais.

praia maria farinha no nordeste
Foto por: Willian Brigatti

Praia do Forte

Outra que está sem sombra de dúvidas no ranking das mais bonitas do país. Essa praia é perfeita para turistas que gostam de areia fininha, céu infinito e mar azul-turquesa.

O som do mar e a brisa leve desse lugar irão te convidar para um mergulho, que será difícil querer sair. 

Quando for à Praia do Forte, visite também o Projeto Tamar, uma fundação que protege e recupera tartarugas marinhas, além de desenvolver ações de inclusão, pesquisa e conservação. Se a sua visita for entre julho e outubro, encontrará passagens para um passeio de barco ao longo da costa, onde conseguirá admirar as baleias-jubarte 😍. 


Recomendo chegar antes do sol nascer ou quando ele estiver se pondo para desfrutar a beleza desse evento exclusivo da cidade 🌅

praia do forte no nordeste: pôr do sol
Foto via Olhares.com

Praia de Stella Maris 

Bem pertinho do aeroporto da cidade (uns 10 min) a praia de Stella Maris possui uma encantadora areia dourada e um mar cristalino belíssimo que é propício para um mergulho em qualquer hora do dia e para prática de esportes, como surf e bodyboard.

algumas barracas nao 1
Praia Stella Maris | Foto via Paulo S Biscardi
praia stella maris
Pôr do Sol em Stella Maris | Foto via José F

Se você optar por ir em épocas de alta temporada e quiser ficar hospedado em algum resort ou casa de veraneio, recomendo que se programe com bastante antecedência pois são lugares concorridos. Fazer suas reservas antes te fará desfrutar de vistas incríveis ao acordar. Nessa época também acontecem várias festas e baladas por lá.

Você também irá encontrar várias barracas de praia extremamente convidativas, tanto para quem está passeando com a família como com os amigos. As barracas de praia da Bahia parecem casas com estrutura de restaurante e algumas até possuem lounges.

Curiosidade sobre esta praia: o seu nome, Stella Maris, significa estrela do mar, em latim. Mas o nome da praia e do bairro onde ela está localizada deve-se às ruínas de um hotel que nunca foi finalizado a construção.

Praia principal de Jericoacoara

É uma praia bem urbana porém com um visual muito paradisíaco. Fica localizada bem em frente à vila, onde chega a rua principal da cidade. Na areia você irá encontrar bares, cadeiras com sombreiros e escolas de kitesurf e windsurf. Possui lojas bem próximas e hotéis.

praia principal jericoacoara 1.jpg
Foto via voltologo

A areia é bem clarinha e limpa, assim como a água do mar. As ondas suaves são ideais para os amantes de esportes aquáticos. O pôr do sol é espetacular, recomendo subir na Duna do Pôr do Sol, fica na extremidade da praia. 

Praia de Jericoacoara: guia da bela praia cearense e região - Portal Praias  Jericoacoara

Foto via praiasjericoacoara

O visual desta praia muda completamente a depender da maré. Quando a maré está baixa, a faixa de areia fica bem maior. Quando a maré sobe, a água fica bem mais próximo da vila. 

Praia do Patacho

Fica no litoral norte Alagoas, na cidade de São Miguel dos Milagres, e é um verdadeiro paraíso. É uma praia que muda completamente a sua paisagem apenas com o movimento dos mares. Já imaginou isso? Quando a maré está baixa, além das habituais areias brancas e um mar turquesa, várias piscinas naturais com água morna e relaxante se formam.

O local é bastante sossegado, não há muitos ambulantes, guarda-sóis ou grandes resorts/hoteis, apenas algumas casas de temporada bem aconchegantes.

Conseguiu ter uma ideia de como são incríveis as praias daqui? Se você ainda não teve o prazer de conhecer o litoral nordestino, essa é a hora de arrumar as bolsas e #partiunordeste .

E para essa bela viagem, nada melhor que um boa organização! 🧳

Clique aqui e confira o meu post sobre como organizar um roteiro de viagem para que nada tire o brilho e o conforto das suas férias.

Caso você queira fazer um roteiro personalizado, eu te ajudo! Só falar comigo pelo whatsapp abaixo.

Sobre a Autora

Sou turismóloga e assessora de Marketing, apaixonada por viagens! Aos 12 anos morei em Petrolina (PE), mas só durou 6 meses! Meu pai já trabalhava no Vale do São Francisco, mas a família não se adaptou… Retornamos para Recife, mas meu pai seguiu indo e vindo Recife/Petrolina. Alguns anos depois a família retornou para o Vale, mas eu só retornei em 2006, casada e com um filho de 2 anos (Caio). Desde então, não saímos mais!! Tivemos uma filha petrolinense em 2008 e amamos morar em Petrolina! Amamos o Vale do SF!!

Posts Relacionados

Newsletter

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.